No período de Janeiro a Março, cerca de 315 metros de fiação foram furtados e 29 botoeiras tiveram que ser trocadas, em média de três semáforos por dia, é o que indica o setor de Engenharia do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU). Além disso, o órgão reitera que os números dobraram quando comparados ao mesmo período de 2021.

De acordo com uma moradora do Bairro João Paulo, que está localizado na Zona Leste de Manaus, os moradores da zona leste estão sendo também vítimas de falta de energia por conta dos furtos de fiação elétrica.

Ação criminosa

A prática dessa ação criminosa, ligada ao furto de fios dos semáforos de Manaus, se dá pela busca de metais, em especial o cobre, e tem provocado muitas interrupções nos semáforos da cidade, afetando diretamente o trânsito de Manaus.

Outro alvo de vandalismo são as botoeiras. Em 2021, apenas no mês de março, o IMMU realizou a troca do dispositivo de três semáforos de pedestres danificados e os 29 dispositivos substituídos, em apenas três meses, valem por todo o ano de 2020.

“Os prejuízos são custeados pelos próprios cidadãos, infelizmente. É preciso que as pessoas reconheçam a importância desses dispositivos para o ordenamento do trânsito e para que vidas sejam salvas”, declara o diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins.

As localidades mais prejudicadas pelos furtos são a Avenida Camapuã, Avenida Autaz Mirim (Grande Circular), ambas na zona Leste de Manaus, e a Avenida Max Teixeira, na zona Norte da capital. O chefe da Divisão de Sinalização Semafórica, Miguel Carlos Júnior, explicou os prejuízos causados pelos furtos. “Além do prejuízo financeiro e material, há o risco de ocorrer acidentes gravíssimos nestes locais por causa da ausência de sinalização. O que fazemos nestes casos é registrar Boletim de Ocorrência e acompanhar a apuração dos fatos”, salientou.

Disque-Denúncia

Com finalidade de diminuir o volume das ocorrências, o IMMU tem feito a alteração dos controladores semafóricos, monitorando os pontos de maiores incidências com as câmeras do Centro de Cooperação da Cidade (CCC) e por meio do telefone 0800 092 1188, onde a população pode avisar aos agentes de trânsito sobre os furtos e os mesmos comunicam a Polícia Militar, por meio de uma linha direta.