FOTOS: Antônio Lima/Secom

Na ocasião foram analisadas as propostas enviadas referente ao Edital 001/2023 do Setor Primário 

O Conselho Deliberativo do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) realizou, nesta sexta-feira (06/10), a 1ª Reunião Ordinária de 2023. Na ocasião, o colegiado aprovou 35 propostas classificadas no edital 001/2023 do Setor Primário, destinando mais de R$ 7 milhões em fomentos. 

A secretária adjunta do FPS Gláucia Oliveira destacou o desempenho do órgão junto aos trabalhadores rurais e a importância do edital para o desenvolvimento das atividades em campo.

“Esses projetos vão apoiar a agricultura familiar, vão levar renda, qualidade de vida e mais facilidade no escoamento, e isso traz muitos benefícios para o nosso Estado. Essa é mais uma ação do nosso governador, que vem apoiando desde o começo da sua gestão, o pequeno produtor”, explicou. 

Ao todo, foram liberados R$ 7.679.709,20 para quatro projetos na capital e outros 31 no interior. Para a secretária executiva de Direitos Humanos da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), membro do conselho, Gabriela Campezatto, é por meio de editais como os do FPS que o Governo do Estado consegue chegar nas comunidades mais distantes. 

“A partir desse colegiado que une todos os órgãos do Governo, nós podemos verificar de perto os trabalhos que são elaborados pelas OSCs e o que FPS desenvolve junto com os demais municípios. Avaliar os planos de trabalho é de extrema importância, pois aproxima o Estado e as secretarias estaduais do que está sendo desenvolvido na ponta”, frisou.  

Conselho Deliberativo 

 O Conselho é formado por 18 membros representantes de órgãos e entidades do Poder Executivo e da sociedade civil que analisam e determinam a aprovação dos processos. 

Edital de Chamamento Público nº 001/2023 

A iniciativa, lançada pelo governador Wilson Lima em fevereiro deste ano, tem como principal objetivo a melhoria do escoamento de produção agrícola, acessibilidade, dignidade e qualidade de vida dos trabalhadores rurais da capital e interior do estado, visando a autossustentação da produção, valorização da matéria-prima e aumento de renda.

O recurso poderá ser utilizado para aquisição de materiais permanentes e de consumo, assim como emolumentos agrícolas; serviço de adequação e espaço físico; e aquisição de veículos ou embarcações.

Contato para a imprensa:Assessoria de Comunicação do Fundo de Promoção Social