Encerrando ações do Outubro Rosa, órgão orienta sobre cuidados na terceira idade
A Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI) promoveu, ao longo deste mês, diversas ações e atividades alusivas ao Outubro Rosa, mês dedicado à prevenção do câncer de mama e à saúde da mulher, e reforçou com seus alunos e usuários de sua Policlínica Gerontológica sobre a importância da prevenção e dos cuidados de saúde na terceira idade.
Segundo o reitor da FunATI, Euler Ribeiro, a pandemia afastou os idosos dos serviços de saúde e trouxe a preocupação com diagnósticos tardios de doenças que precisam de atenção máxima como o câncer de mama. “O Governo do Estado tem se esforçado para cobrir esta demanda reprimida, mas é necessário que as pessoas tenham orientações de prevenção e cuidados com a saúde”, destacou.
A campanha “Cuidar não tem idade”, promovida pela Policlínica Gerontológica da FUnATI, ofereceu durante o mês de outubro atendimentos de prevenção à mulheres a partir de 50 anos de idade, com rodas de conversas e blitz de orientações práticas sobre o diagnóstico precoce ao câncer de mama, câncer do colo do útero, além da entrega de material informativo e fitinhas rosas.
Ações educacionais também foram propagadas nas redes sociais com lives temáticas para saúde da mulher e palestras realizadas com instituições parceiras como a Fundação Amazonprev e os Centros de Convivência do Idoso.
FOTOS: Edimilson Pereira/FUnATI
Informações para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade da Universidade do Amazonas (FUnATI): Joise Gomes (99127-9273 e gomesjoise@gmail.com).