A fumaça de queimadas voltou a encobrir a cidade de Manaus na manhã desta quarta-feira (11). De acordo com a plataforma AQICN, a qualidade do ar na capital está em nível perigoso e muito insalubre.
A qualidade do ar foi classificada como “hazardous”, ou seja, “perigosa” de acordo o painel de monitoramento de qualidade internacional World’s Air Polution, que reúne dados de se sensores ao redor do mundo – incluindo o Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental (Selva).
Vários focos de incêndio têm sido registrados nos últimos dias, em áreas de mata da cidade e até mesmo em residências, causando danos materiais também para diversas pessoas.
Já o Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental (Selva), aponta que em diversos bairros da capital o nível de poluição do ar é considerado péssimo. Os mais afetados estão na zona Sul, Centro-Sul, Oeste, Centro-Oeste e Leste.
Aeroporto
Ao portal G1, a administração do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, na Zona Oeste de Manaus, informou que, desta vez, o nível de fumaça que atingiu a cidade não afetou as atividades de pousos e decolagens.
Redes sociais
Em meio à crescente preocupação com as queimadas e os incêndios florestais, internautas em todo o mundo estão se mobilizando para registrar e compartilhar informações sobre pontos de fumaça, contribuindo para o combate a esse desastre ambiental.
As mídias sociais têm desempenhado um papel fundamental nesta iniciativa, permitindo que pessoas em áreas afetadas relatem incêndios em tempo real. Plataformas como Twitter, Instagram e aplicativos de monitoramento de incêndios oferecem uma maneira eficaz de compartilhar imagens, vídeos e atualizações sobre a propagação do fogo.