28.5 C
Manaus, BR
21 de outubro de 2020
Especiais

Fotógrafo Rui Costa é ficha carimbada no esporte amazonense

Rui Costa

Seja no campo de futebol, na quadra de vôlei, na piscina e até no atletismo, Rui Costa, fotógrafo amazonense, é ficha carimbada e reconhecido por todos os esportistas local. Com um belo sorriso no rosto, sempre alegre e feliz com a vida, o fotógrafo transmite através de suas belas fotografias os bons momentos da vida daqueles que se dedicam ao esporte.

O fotógrafo amazonense, Rui Costa, iniciou sua carreira como freelancer de matéria esportiva, em 1982, quando se destacou fotografando os eventos de base e posteriormente o profissional.

Fotógrafo Rui Costa em ação durante partida de futebol na Arena da Amazônia – foto: arquivo pessoal

Um dos feitos, que ele próprio relatou ao AmazoniaPress, foi o momento da final do Campeonato do Norte, em 1991, entre o São Raimundo e Paysandu. Segundo Rui Costa, o São Raimundo perdia o jogo, mas virou o placar em 3×2 tornando-se campeão. Na ocasião, Rui conseguiu fotografar o técnico do time, Aderbal Domingos Lana, que não gostava de ser fotografado, no entanto foi capturado pela câmera de Rui.

Outra situação marcante em sua carreira, foi quando fotografou o Campeonato Amazonense e um jogador “chutou a bunda do outro”, gerando uma grande confusão. Após o fim da partida, os fotógrafos se encontraram em uma sala e conversavam sobre o ocorrido, nenhum deles tinha fotografado o momento, somente Rui Costa havia capturado a situação. Esse fato fez com que suas fotos se espalhassem por várias cidades do país, inclusive para fora do Brasil, permitindo que o seu nome ficasse conhecido no meio.

O interesse pela fotografia, segundo Rui Costa, se deu quando em uma confraternização da empresa em que trabalhava resolveu fotografar seus amigos. As fotos foram elogiadas pelos colegas, despertando, assim um interesse do fotógrafo pela arte de fotografar.

Quando saiu da empresa, Rui enfrentou dificuldades para encontrar um novo emprego, resolveu, então, trabalhar por conta própria como fotógrafo de eventos.

Participou de vários cursos para aprimorar as técnicas e tornou-se um grande nome da fotografia amazonense, tendo o seu trabalho reconhecido e respeitado por muitos profissionais, principalmente, no meio esportivo.

Jogo de Vôlei na Arena Amadeu Teixeira. Foto: Rui Costa

As experiências vividas pelo fotógrafo Rui Costa o levaram a realizar uma exposição de suas fotos.

Os longos anos de profissão, que somam 37 anos, o fotógrafo já capturou grandes momentos esportivos, entre amistosos e Copa do Mundo. O mesmo esta organizando o projeto, que ainda não tem data para ser executada, mas que deve sair no próximo ano, revelou Rui Costa.

Jogo de Vôlei na Arena Amadeu Teixeira = foto: Rui Costa

Texto: Rose Souza – Estagiária de jornalismo

Publicações Relacionadas

Especial Maués – Parte 2

Conceição Melquiades

A Reforma da Previdência é para garantir aposentadoria para a geração futura, disse Marcelo Ramos para o Amazônia Press no Ar

Conceição Melquiades

Sinésio Campos garante que sempre foi contra a privatização da concessionária de Energia

Conceição Melquiades

1 Comentários

Avatar
Ruivaldl José da costa 21 de maio de 2019 at 09:09

Parabéns,Boa matéria, falando sobre minha vida profissional na fotografia esportiva no Amazonas,principalmente em Manaus.muito obrigado.Amigo Francisco,que esteve junto comigo um certo tempo trabalhou ao meu lado,em muitos eventos esportivos também.

Resposta

Deixe um comentário

WhatsApp chat