O fotógrafo amazonense Evandro Fernandes, de 27 anos, tem feito sucesso nas redes sociais por fotografar casais apaixonados desconhecidos pelas ruas do Centro de Manaus. Atuando como profissional há mais de seis anos no mercado, ele posta os bastidores e resultados em formato de vídeos para o seu perfil no Instagram. Somente nessa rede social, o fotógrafo já soma mais de 21 mil seguidores.
Já pensou você e sua parceira ou parceiro passeando pelo Largo de São Sebastião, no Centro de Manaus, e, do nada, serem presenteados com um ensaio fotográfico gratuito? Criador do projeto ‘Fotografando amores pelas ruas’, ele aborda casais justamente com esse intuito. As fotos são feitas ali mesmo, com os casais fazendo poses e demonstrando, claro, muito carinho e amor um pelo outro. Depois disso, Evandro entrega as fotos do ensaio e também pública o conteúdo com o making off e reação dos escolhidos nas suas redes sociais.
Apaixonado pela arte da fotografia desde os 16 anos de idade, o jovem se destaca como um dos mais promissores fotógrafos da região, sempre buscando perspectivas e ângulos diferentes e inovadores. Evandro já conquistou destaque internacional, em jornais e trabalhos realizados em outros estados, como Distrito Federal, São Paulo e Rio de Janeiro.
“A fotografia em si ela já existia na minha vida lá desde o meu primórdio do da adolescência, ensino médio e eu nunca imaginei, na verdade, trabalhar com fotografia. Já teve gente que falava que era para eu também trabalhar com fotografia e tal, mas, desde o começo, optei por outra área que foi voltada para programação e TI. Acabei tendo problemas com a minha área que eu realmente não me identifiquei e já tinha uma câmera em casa. Eu já conhecia também outros fotógrafos daqui de Manaus e me questionava se também conseguiria seguir nesse ramo. Já era encantado pela fotografia, mas a área de trabalhar com fotografia e de fotografar pessoas, eu me encantei realmente com o tempo. No começo eu não via como se fosse uma forma de trabalho, eu não achava que eu ia viver disso e, cara, eu gostei muito de ver os resultados. Gostava muito de trabalhar pois era uma forma de expressar a criatividade e acabou que eu me apaixonei pela fotografia. Já estou há seis anos na fotografia, quase indo para os sete anos e estou muito feliz. Eu não vejo assim de outra área hoje em dia. Atualmente estou em busca de melhorar mais essa minha no âmbito acadêmico, por exemplo”, declarou.
Em entrevista ao Amazônia Press, Evandro destacou que a ideia de criar o projeto já existia há um tempo e que a iniciativa sempre consistiu em sair do virtual e mostrar um pouco do seu trabalho para as pessoas que estão na rua.
“A minha ideia sempre foi de sair do virtual, mostrar um pouco mais do meu trabalho para as pessoas por fora e também poder dar uma experiência único. Tudo isso foi amadurecendo quando estava conversando com alguns amigos falei que sentia falta de, lá no começo da minha carreira, quando a gente saía para fotografar juntos, para não ficar uma coisa monótona. Assim, eu realmente pensei em abordar pessoas e eu não pensei em abordar só pessoas individualmente, eu pensei realmente em casais que é a área que eu mais atuo hoje em dia. Eu gosto de trabalhar com casamentos, é uma área que realmente me agrada muito e o projeto em si tinha que ser muito voltado a essa área”, disse.
Para o profissional, a melhor parte é ver a reação dos casais ao ver o resultado do ensaio fotográfico. Nessa semana, o fotógrafo volta com o projeto após um curto período que tirou de férias.
“Eu fico esperando para ver uma reação e o que eles vão achar. A maioria desses casais nunca fizeram algum ensaio fotográfico. Às vezes dou um direcionamento que a pessoa por fora pode achar que as fotos não vão ficar legais, mas gosto também de ver esse contraste e ver como as fotos ficaram incríveis. É uma ideia que realmente chama atenção. Fiquei muito feliz com as pessoas estarem gostando de verdade do projeto, muitas pessoas me incentivaram a continuar, tanto que nesse tempo que eu fiquei meio parado, eu senti falta de verdade fazer esse projeto. Mas eu precisava de umas férias, mas faz uma falta essa interação, conversar com as pessoas sobre o projeto ou então até encontrar novas pessoas para fotografar”, frisou.
Complementou ainda: “A minha expectativa é alta para voltar com o projeto e, principalmente, vou passar em outros lugares além do Centro, talvez em shoppings, nas ruas, talvez até na Ponta Negra. A ideia em si é poder fazer com que seja realmente aleatório, não quero deixar nada controlado, não quero que seja algo onde eu chame alguém. Eu quero conhecer novas pessoas, quero que pessoas também me conheçam justamente para poderem participar de verdade. Não quero deixar sempre só no lugar ou só no horário fixo para que as pessoas já fiquem me esperando. Quero realmente deixar aleatoriamente, quero que as pessoas me encontrem `acidentalmente` e tenham uma boa experiência”.
Para contratar o trabalho de Evandro ou ver o conteúdo produzido por ele, acesse o Instagram: @eivandruph ou seu site.