24.5 C
Manaus, BR
7 de maio de 2021
Destaques Entretenimento Especiais

Fotógrafa lança livro de haicais escrito em boa parte de sua vida

‘Outros Ventos’, livro de haicais da fotógrafa Ruth Jucá, foi escrito desde os 15 anos da autora até aproximadamente seus 30 e poucos anos. Sua segunda edição foi lançada na última sexta-feira (23), dia mundial do livro, por meio de uma live no seu Instagram (@ruthjuca) e pelo canal do YouTube do ICBEU Manaus. O portal Amazônia Press conversou com Ruth Jucá para saber mais detalhes. 

Aos que não sabem o que seria haicai, a autora explica: “Haicai é uma poesia japonesa que tem três versos, três linhas”.

Para Ruth, ela não escolheu escrever o livro ‘Outros Ventos’, mas sim o livro que escolheu ela. “A arte sempre fez espaço na minha vida. Eu já pintei como artista plástica, não profissional, mas eu já passei pela pintura, pela poesia, pela fotografia… Então, a arte sempre esteve presente na minha vida..E eu comecei a escrever o livro aos 15 anos. Não com o intuito de escrever um livro, comecei a escrever poesias e fui guardando”, disse a autora. “Eu vi que tinha um material legal. Eu ia escrevendo, guardava, relia depois de um tempo, às vezes eu jogava fora poesia que não achava tão legal, outras eu continuava guardando.. Até que eu reuni um material que dava para fazer para fazer um livro legal”, completou Ruth.

Mais informações sobre o livro ‘Outros Ventos’

O livro tem como temáticas o amor, a amizade, a saudade e o tempo. A primeira edição do livro foi lançada em 2012 e se encontra esgotada. 300 exemplares foram doados para estudantes da rede pública do estado, com o objetivo de incentivar a leitura dos jovens. Durante a live de sexta-feira, foram sorteados exemplares da obra para quem aprecia literatura. A fotografia que está na capa do livro recebeu o prêmio Leica em 2005, considerado como um prêmio importante na área da fotografia. O projeto gráfico é do designer e amigo da autora Sérgio Fonseca. O livro tem a orelha escrita por Tenório Telles, escritor renomado do Amazonas.

‘Outros Ventos’ ganhou três prêmios, sendo o prêmio Feliciano Lana, do Governo do Estado do Amazonas através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, pela Lei Aldir Blanc, com apoio do Governo Federal – Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura e Fundo Nacional de Cultura que proporcionou a segunda edição do livro.

Histórico de Ruth Jucá

A autora de ‘Outros Ventos’ é nascida em Fortaleza em 14 de Julho de 1970. Mora em Manaus desde seus dois anos de idade. Ao conversar com o Amazônia Press, Ruth Jucá contou que no ambiente familiar em que cresceu, seus pais gostavam muito de música, cinema e de teatro. Ela cresceu rodeada de obras de arte e do que ela vê como boa música. Desde 1997, a autora atua nas áreas de publicidade, arte, cultura, editorial e fotojornalismo. As suas imagens ganharam prêmios e foram publicadas em livros, jornais nacionais e internacionais, revistas e coleções particulares. Ruth ganhou sete prêmios, entre eles o prêmio Leica em 2005.

Fez 36 exposições. 15 exposições individuais em Manaus e 21 coletivas sendo 13 em Manaus, 05 no Rio de Janeiro, 02 em Minas Gerais e 01 em São Paulo.

Recebeu homenagens no Senado Federal e Câmara dos Vereadores em 2010, na Aleam em 2013 e na Belarte em 2015 pela sua relevante e significativa contribuição no segmento de Fotografia na cultura do estado do Amazonas.

Publicações Relacionadas

Motorista de ônibus é esfaqueado no olho e acaba colidindo contra muro de escola; veja vídeo

Lara Tavares

Wilson Lima gasta R$ 40 milhões em publicidade sobre Covid-19

Victória Cavalcante

Bruno se pronuncia após fotos com cães: “Você acredita que foi notado? Abra a mente!”

Redacao

Deixe um comentário

WhatsApp chat