Anne Lucy Silva Barbosa, fotógrafa amazonense, venceu duas categorias na Birth Photography Image Competition (Competição de Imagens de Fotografia de Nascimento) de 2021, uma competição que premia as melhores fotos de parto do mundo. As categorias foram Members’ Choice 2021 Winner Overall (a melhor foto escolhida pelos membros) e Delivery (Entrega) pela escolha das juradas.
Anne Lucy tira fotos de famílias. Sua paixão veio desde o período em que estava grávida e que entrou em contato com o mundo do parto humanizado. A partir de 2017, tirou fotos de mais de 150 famílias.
A foto premiada foi tirada em dezembro de 2019 e foi acompanhamento de parto da Lurdiane. Anne Lucy mensura que ficou entre 8 e 9 horas de acompanhamento do parto. Lurdiane não havia conseguido fazer o parto normal, então teve que ir para uma cesárea. Quando Lurdiane finalmente teve o bebê em seus braços, foi impossível para Anne Lucy não se emocionar também. A fotografia significa bastante para a fotógrafa, pela força de Lurdiane lutar pela via de parto que ela queria, pela emoção e pelo que transparece o parto.
Anne Lucy vê a conquista na competição também como uma conquista de um sonho. Assim que ela começou a fotografar partos, passou a seguir fotógrafos do mundo que participavam da Associação Internacional de fotógrafos de parto profissional (IAPBP), alguns sendo já premiados. Por isso, Anne Lucy sonhava em ser premiada pela competição um dia. Em conversa com o Amazônia Press, Anne Lucy afirmou que ser representante do Brasil e da região Norte é para ela uma honra.
O Amazônia Press perguntou de Anne Lucy dicas para as pessoas que se interessam em fazer fotografias, em especial as fotografias de parto. Ela aconselhou que não apenas o conhecimento de técnicas de fotografia, mas também o estudo sobre o trabalho de parto e como lidar com o ambiente é importante.