Com os principais jogadores em campo, o Flamengo venceu a Portuguesa por 4 a 1, no Maracanã. A equipe rubro-negra dominou a partida e pouco sofreu ao longo dos 90 minutos. Os gols foram marcados por Pedro, Gabigol, Fabrício Bruno e Thiago Maia. Edson Cariús descontou para os visitantes. Com a vitória, o Flamengo chegou aos seis pontos em dois jogos e é líder da Taça Guanabara.
A Portuguesa está em 11º lugar – um acima do lanterna Resende. Tranquilidade na primeira etapa O Flamengo estava com o time titular e com força máxima para enfrentar a Portuguesa. A partida também marcou a estreia de Vítor Pereira no banco rubro-negro. O primeiro chute do Fla aconteceu aos oito minutos, quando Arrascaeta bateu da entrada da área, mas para fora.
O gol veio pouco depois, aos nove minutos. Ayrton Lucas foi a linha de fundo e levantou na área e Pedro desviou de peito para o fundo das redes, abrindo o placar. A equipe rubro-negra seguiu dominando o jogo e dando pouca chance para o adversário. Com maior posse de bola, o Flamengo estava mais a vontade no jogo. Éverton Ribeiro, aos 25 minutos, quase marcou um golaço ao dar um lençol no zagueiro e, depois, tentar encobrir o goleiro, mas a bola passou por cima do travessão. A Portuguesa conseguiu a primeira finalização no jogo, sem perigo, apenas nos 35 minutos de jogo.
O segundo gol, ainda no primeiro tempo, veio aos 39 minutos. Pedro avançou na direção do gol e tocou para Gabigol. O camisa 10 deu um corte no zagueiro, já ajeitando para a perna esquerda. Da entrada da área, finalizou com força e venceu o goleiro João Lopes. O único erro flamenguista na primeira etapa resultou no gol da Portuguesa. Anderson Rosa lançou a bola que, sem direção, iria para fora. Aytron Lucas tentou recuar para Santos, mas antes da bola chegar no goleiro, Edson Cariús completou para o fundo das redes diminuindo a vantagem flamenguista.
Recomeço forte e amplo domínio Logo aos quatro minutos do segundo tempo, o Flamengo deu nova demonstração de força. Após cobrança de escanteio, Pedro faz linda jogada passando por dois defensores e cruza rasteiro para a área. Na segunda trave, Fabrício Bruno finalizou de primeira, marcando o terceiro gol flamenguista na partida. O gol tranquilizou ainda mais o jogo. O quarteto ofensivo composto por Éverton Ribeiro, Arrascaeta, Gabigol e Pedro se buscavam em campo o tempo todo.
Os jogadores se associavam para tentar criar jogadas ofensivas para o Flamengo. Na defesa, a Portuguesa pouco exigia do time da capital carioca. Ao longo da segunda etapa, o Fla administrou o jogo. Mantendo a posse de bola, a equipe buscava ampliar a vantagem. VP aproveitou a tranquilidade do jogo para trocar várias peças e retirar seus principais jogadores.
A Portuguesa, quando chegava, era arriscando com chutes de fora da área. Aos 40 do segundo tempo, após boa troca de passes, Matheusinho foi até a linha de fundo e cruzou para trás. Thiago Maia, que estava na área, escorou para o gol e ampliou a vantagem, dando números finais a partida.