Firjan e Fecomercio estreitam parceria com o Cidade Integrada
2 de fevereiro de 2022
O governador Cláudio Castro visitou a Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) e a Fecomércio nesta terça-feira (01/02) para começar a estruturar a parceria do Governo do Estado com a iniciativa privada para o programa Cidade Integrada. O objetivo é fortalecer o diálogo entre o governo, população, indústria e comércio e costurar parcerias para que as comunidades do Jacarezinho, na Zona Norte da capital, e da Muzema, na Zona Oeste, sejam integradas de fato à vida sociocultural e econômica da cidade.
Durante a visita à Firjan, pela manhã, a entidade colocou à disposição dos moradores das duas comunidades atendidas pelo programa o portfólio social da Federação, que conta com mais de 900 cursos de aprendizagem. Além disso, a coordenação executiva do programa fará reunião com a diretoria de Responsabilidade Social da Firjan para, juntos, customizarem as ofertas de ações e serviços.
Cláudio Castro apresentou os detalhes do programa, explicando todos os pontos de atuação do estado e deixando claro que não é um projeto de segurança pública, mas de retomada de território e de cidadania.
– Esse é um governo do diálogo. O Cidade Integrada tem esse nome não por acaso. Esse programa visa a integração de todos. E um dos objetivos é reduzir a pobreza e a extrema pobreza, que é prejudicial a qualquer atividade econômica. Interromper esse ciclo de desigualdade do Rio de Janeiro é fundamental para que sejamos o estado que prioriza o desenvolvimento social, econômico e a qualidade de vida da população – disse o governador.
O encontro reservado na sede da Firjan reuniu virtualmente dezenas de indústrias fluminenses. O presidente da federação, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, destacou a interlocução do governador junto aos principais pleitos dos empresários e da sociedade.
– O Governo do Estado tem avançado em pautas importantes para o desenvolvimento do Rio de Janeiro, como a questão do Santos Dumont, a implantação do GasLub, importante ativo de gás para o empresariado, e os investimentos em infraestrutura na região do Porto do Açu, no Norte fluminense – enumerou Eduardo Eugenio.
Fecomércio
Na parte da tarde, o governador Cláudio Castro e seu secretariado estiveram na Fecomércio. Assim como na Firjan, apresentou o Cidade Integrada e todas as iniciativas englobadas no projeto. Na ocasião, a parceria entre o Governo do Estado e o Sistema Fecomércio RJ foi firmada por meio da assinatura de um Protocolo de Intenções. Também estiveram presentes na reunião representantes do Sesc RJ, Senai RJ e do Sebrae RJ.
O governador e o presidente da Federação no Rio de Janeiro, Antonio Queiroz, selaram um trabalho conjunto no qual a Fecomércio se colocou à disposição para seguir participando de diferentes atividades no projeto. No último sábado, por exemplo, o Sistema Fecomércio RJ realizou, por meio do Sesc e do Senac, ações sociais e de lazer para moradores do Jacarezinho e da Muzema.
O presidente da Fecomércio RJ, Antonio Queiroz, falou sobre o alinhamento do programa com a missão da Federação e a respeito do compromisso de contribuir ainda mais com o Cidade Integrada.
– A iniciativa privada está de mãos dadas com o Governo do Estado para solução dos problemas nas comunidades. Não podemos enxergar que é normal as pessoas viverem dessa forma. Temos programas de assistência, de capacitação, entre outros, que podem perfeitamente suprir várias dessas atividades realizadas. O empresariado do Rio de Janeiro é extremamente capaz e vai ajudar com a execução desse programa – afirmou Antonio Queiroz.