A última rodada do Campeonato Brasileiro será disputada nesse sábado (25/9) e definirá os classificados para a segunda fase da competição. Oito clubes continuarão na luta pelo acesso à Série B, divididos em dois grupos de quatro (dois quadrangulares). O primeiro reunirá os seguintes classificados: 1º do grupo A; 2º do grupo B; 3º do grupo A e 4º lugar do grupo B. O segundo terá: 1º do grupo B; 2º do grupo A; 3º do grupo B e 4º do grupo A.

No grupo A, Manaus, Botafogo-PB, Ferroviário e Volta Redonda ainda brigam por duas vagas; Paysandu e Tombense já estão classificados. Já no grupo B, os quatro times que avançam para a próxima fase já estão definidos: Novorizontino, Ituano, Ypiranga e Criciúma.

Apesar de ter tropeçado nos dois últimos jogos em casa e ter deixado escapar a chance de avançar antecipadamente, quando empatou com Botafogo-PB (0 a 0) e Ferroviário (1 a 1), o Manaus depende apenas de si para conquistar a classificação no Grupo A.

Mas, para seguir adiante sem depender de nenhum outro resultado, a equipe do técnico Evaristo Piza, que tem 26 pontos e ocupa a terceira colocação, terá de vencer o Paysandu (líder com 27 pontos) em Belém. A tarefa não será nada fácil, pois além da rivalidade, o jogo interessa muito ao Papão da Curuzu, que vai em busca da primeira posição e da vantagem de decidir a vaga em casa, mais à frente.

Foto: Fotos: Ismael Monteiro/Manaus FC

Até um empate já serve para o Manaus, pois mesmo que o Ferroviário – que é o quinto, com 24 pontos – vença o Floresta, chegaria aos mesmos 27 pontos, mas perderia a vaga no critério “número de vitórias”. Atualmente, o Manaus tem sete, contra cinco do clube cearense.

Em caso de derrota para o Paysandu, o Manaus só se classifica se o Ferroviário não vencer o Floresta.

Mesmo que haja vitória do Ferroviário, ainda há outra possibilidade (remota), pois o Manaus teria que torcer por uma derrota do Botafogo-PB diante do já rebaixado Santa Cruz, o que é pouco provável, mas não impossível.

A vantagem de ganhar o jogo em Belém não só classificaria o Manaus, mas definiria o clube como primeiro colocado do grupo.

Rebaixamento

Além do Santa Cruz, Jacuipense e Floresta ainda brigam para ver qual dos clubes escapará do rebaixamento. No grupo B, os dois rebaixados são Oeste e Paraná.

Fotos: Ismael Monteiro/Manaus FC