O destino do SBT é uma incógnita há algum tempo. Com 40 anos de existência recém completados em 2021, o Sistema Brasileiro de Televisão sempre teve a sua imagem muito atrelada a de seu dono, o apresentador Silvio Santos.
Só que Silvio completou 91 anos no último dia 12 de dezembro. É natural que o dia da sua aposentadoria esteja cada vez mais próximo. Mas o que pegou todo mundo de surpresa foi a notícia divulgada esta semana pelo jornalista Guilherme Ravache, do site “Notícias da TV”. Silvio colocou o SBT à venda.
Segundo o jornalista, o dono do SBT teria autorizado dois representantes a negociar a emissora. O valor pedido seria a “bagatela” de R$ 1 bilhão.
Ainda segundo o “Notícias da TV”, já houve conversas dos representantes de Silvio com executivos de um conglomerado de mídia nacional, mas as tratativas não evoluíram.
O grande entrave na venda do SBT seria, segundo uma pessoa que acompanhou essa negociação, o enorme vínculo que a emissora possui com a imagem de Silvio Santos e com as empresas do grupo Silvio Santos, que anunciam na emissora. Um possível investidor não tem como saber se o aporte de R$ 1 bilhão teria retorno.
O que poderia ser uma solução no caso da venda do SBT também encontra entrave na própria Constituição brasileira. Ela limita em 30% o investimento estrangeiro em grupos de mídia no país. Logo, fica difícil encontrar alguém do exterior que tope a empreitada.
Boatos de bastidores também especulam possíveis interessados na compra do SBT. Esses boatos aventam nomes como o do apresentador da própria emissora, Carlos Massa, o Ratinho; o bispo Edir Macedo, dono da Rede Record; o empresário José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, conhecido por sua passagem como diretor da Rede Globo e atualmente dono da TV Vanguarda, afiliada da Globo no Vale do Paraíba; e até Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan, por ser um dos maiores anunciantes do SBT.
Fonte: Costa Norte