O bairro União, na zona Centro-Sul, será preparado pela Prefeitura de Manaus para ser o primeiro do Brasil com o conceito “Lixo Zero”. Nesta quarta-feira, 5/1, a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) entregou cartas-convites às famílias que vão participar do projeto, que pretende tornar o bairro referência na redução de lixo. Durante a reunião, os “Garis da Alegria” participaram com músicas de autoria própria sobre conscientização ambiental.
O coordenador da Coleta Seletiva da Semulsp, Luiz Paz, destaca a importância do projeto, que está sendo realizado em parceria com o Instituto Lixo Zero.
“Estamos todos muito animados que o União seja referência no Brasil e quem sabe mundialmente. Queremos ser exemplo para a sociedade. E já estamos fazendo isso aqui no bairro e também na sede da Semulsp, que vai receber certificação Lixo Zero”, enfatiza Paz.
Moradora há 30 anos do bairro União, a autônoma Sulamita Batista, 41, é uma das voluntárias do projeto. Ela conta que resolveu ajudar, pois sempre foi muito preocupada com o lixo na cidade. “Eu me incomodo muito quando presencio alguém jogando lixo na rua. E já fazia reciclagem de latinha de alumínio e com este projeto vou agregar o trabalho que já fazia na minha casa”, comenta.
Avaliação
Conforme a embaixadora do Instituto Lixo Zero, Almira Neta, serão 15 dias de coleta de amostras, em que os moradores vão separar os plásticos, guardar de maneira limpa e bem acondicionados, para que seja realizado um estudo sobre qual tipo de resíduo é produzido no bairro. “A carta é simbólica, mas nela explicamos como se dará o projeto. E a partir destas 80 famílias vamos conseguir trazer multiplicadores e reeducá-los e fazer o projeto acontecer”, salienta Almira.
— — —
Texto – Rebeca Mota/ Semulsp
Fotos – Valdo Leão/ Semulsp