No próximo fim de semana acontece a 14ª e última rodada da primeira fase da Série D do Campeonato Brasileiro. A situação do grupo A1, que tem os amazonenses Penarol e Fast, já está definida quanto aos quatro classificados, mas ainda resta concluir se a terceira posição ficará com o Leão da Velha Serpa ou o Galvez-AC. Todas as partidas da chave foram marcadas para domingo (5), às 17 horas (de Brasília), a fim de evitar combinações de resultados.
Aí que surge o problema para o Penarol. Acostumado a mandar suas partidas às 15 horas (de Manaus) no estádio Floro de Mendonça, em Itacoatiara, o clube terá de receber o GAS-RR no estádio da Colina, em Manaus (cerca de 380 quilômetros distante). Isso porque sua casa não apresenta iluminação adequada para jogos noturnos, próximo do período em que o jogo deve terminar, por volta das 18 horas no horário local.
De acordo com o presidente do clube, Lúcio Barros, essa foi a justificativa da Federação Amazonense de Futebol (FAF) e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para a alteração de local, antecipando um imprevisto que pudesse atrasar o término da partida, caso acontecesse no interior.
Essa não é a primeira vez que o clube se vê obrigado a jogar longe de seus domínios por conta da iluminação do Floro. O exemplo mais recente foi o duelo contra o Ypiranga-RS pela Copa do Brasil deste ano, que acabou sendo disputado na Arena da Amazônia.
Além da posição no grupo, a classificação final define os confrontos do mata-mata, que terão jogos de ida e volta na sequência. Com 21 pontos somados, se empatar ou perder para o Sampaio, o Penarol enfrentará o Guarany de Sobral-CE, líder do Grupo A2. Caso vença e reassuma o terceiro lugar, o adversário do Leão da Velha Serpa poderá ser 4 de Julho-PI, Paragominas-PA ou Moto Club-MA. O Galvez-AC pega o líder Castanhal-PA, em casa.