26.3 C
Manaus, BR
17 de junho de 2021
Destaques Política

Fake News que só maiores de 60 anos poderão votar entre 7h e 10h continua

O dia da votação para Eleições Municipais 2020 já estão quase aí. E, como todos os anos de pleito, não faltam fake news para confundir os eleitores, sejam elas sobre candidatos, segurança das urnas e até horário de votação. Por isso, todo cuidado é pouco com o que vai compartilhar em grupos de WatsApp em Manaus.

Uma publicação que começou a circular nas redes sociais nos últimos meses, especialmente no Facebook e WhatsApp, dá conta de que, supostamente, apenas pessoas maiores de 60 anos poderão votar entre 7h e 10h no dia 15, quando será realizado o primeiro turno da votação nos estados. Entre as 10h e 17h, seria o horário apenas do “público normal” (seja lá o que isso signifique).

De fato, eleitores maiores de 60 anos terão prioridade na fila de votação entre as 7h e 10h no dia 15. No entanto, diferente do que aponta a fake news, o horário não será exclusivo para esse grupo de pessoas, mas sim, preferencial.

Ou seja, a preferência será dos idosos, mas pessoas com idade inferior não estão proibidos de votar neste horário. Além disso, idosos poderão votar depois das 10h. Em nota, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ressaltou o Artigo 254 Resolução Nº 23.631, que trata do horário preferencial para pessoas maiores de 60 anos nas eleições 2020:

O suposto horário exclusivo faria parte das novas regras do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para as eleições 2020 para conter o avanço do coronavírus, junto a outras medidas, como uso de máscara e caneta própria que deverá ser levada por cada pessoa no dia do pleito.

Foto: reprodução

Publicações Relacionadas

Bolsonaro desautoriza acordo de compra de vacina chinesa por Pazuello

Luciana Silva

Detentos cerram as grades e empreendem fuga da cela do Distrito Policial

Jeanne Gade

Flamengo é octacampeão e comemora o bi com garra no Brasileirão

Jeanne Gade

Deixe um comentário

WhatsApp chat