Fonte: Página Transito Manaus

De acordo com as normas do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), a Prefeitura de Manaus, através do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), está planejando instalar áreas de espera em semáforos para veículos de duas rodas pela cidade. O objetivo, segundo o IMMU, é reduzir os números de acidentes envolvendo estes veículos, proporcionando segurança e visibilidade.

Em contato com a redação do Portal Amazônia Press, a assessoria do IMMU informou que a implantação em Manaus iniciou na Av. das Torres e Djalma Batista, mas foram paralisadas por motivos não mencionados. Por outro lado, as expectativas são de que o novo modelo de sinalização seja entregue ainda neste mês de Julho.

A escolha dos locais, onde serão disponibilizadas as faixas, seguirá critérios de conflito veicular.

“Os locais para implantação da Frente Segura são escolhidos, basicamente, em função do volume considerável de veículos de duas rodas que passam pelas vias e conflito veicular, incluindo-se aí o critério da Segurança Viária.”, comentou Arnoudo Andrade, da equipe de assessoria do IMMU.

Lei n 14.071, de 2020

Em abril de 2021 foi incluído no Anexo 1 do Código Brasileiro de Trânsito (CBT) o conceito de “área de espera”, um espaço exclusivo para usuários de transportes de duas rodas aguardarem a abertura do semáforo.

O novo conceito foi incluído pela Lei n 14.071, de 2020 e diz o seguinte:

ÁREA DE ESPERA – área delimitada por 2 (duas) linhas de retenção, destinada exclusivamente à espera de motocicletas, motonetas e ciclomotores, junto à aproximação semafórica, imediatamente à frente da linha de retenção dos demais veículos.

A lógica das faixas é que, na abertura do semáforo, os veículos citados anteriormente, saiam à frente, evitando acidentes com ultrapassagens arriscadas.

Um problema

Na última sexta do mês de junho (29), uma publicação feita pela página Trânsito Manaus expôs o desconhecimento da população em relação ao novo elemento de trânsito.

Foram pontuados pelos internautas falhas na divulgação e sinalização, o que justifica o fato de os motociclistas não fazerem o uso da faixa.

Tal problema pode estar ligado à recente implantação das faixas e também com a sua interrupção. 

Confira no link: https://www.facebook.com/TransitoManaus/photos/a.325782760786550/5613218395376267/

Na prática

“(…) Essa sinalização é novidade no trânsito de algumas cidades do país como cidades paulistanas, Curitiba e Fortaleza, mas já vem sendo usada com êxito em cidades espanholas como Barcelona e Madri.”, comentou Arnoudo Andrade.

Em 2020, completando um ano com o uso de faixas de retenção, a Prefeitura de Fortaleza produziu uma pesquisa com amostras de 250 pontos da capital. O resultado da pesquisa foi uma queda de 33% em acidentes com motos em cruzamentos usando faixas de retenção. Essa porcentagem equivale a um declínio de 122 casos de acidentes em um total de 367 ocorrências.