O Facebook registrou uma queda no número de usuários ativos diários (DAUs, na sigla em inglês) no ano passado. Foi a primeira vez que a empresa, criada em 2004, apresentou o declínio. No relatório para investidores divulgado pela Meta nesta quarta-feira (2), o total de DAUs caiu para 1,929 bilhão no último trimestre de 2021. Nos três meses anteriores, o número foi de 1,930 bilhão. Após divulgação do documento, as ações caíram mais de 20% nas negociações no fechamento da bolsa de Nova York.
Segundo o portal The Verge, o Facebook perdeu um milhão de usuários ativos diários apenas na América do Norte, região onde também ganha mais por meio de publicidade. Em outros aplicativos, como o Instagram e WhatsApp, o crescimento foi “essencialmente estável”, informou o relatório da companhia.
A companhia jusificou que foi afetada por uma combinação de fatores, incluindo mudanças de privacidade no sistema iOS, da Apple, e desafios macroeconômicos. A Meta culpou o crescimento abaixo do esperado em parte pela inflação e pelos problemas da cadeia de suprimentos que estariam afetando os orçamentos dos anunciantes. Além disso, citou a concorrência de rivais como TikTok e YouTube.
A receita total da Meta, cuja maior parte vem de vendas de publicidade, subiu para US$ 33,67 bilhões no último trimestre, superando por pouco as previsões do mercado. Nos três primeiros meses deste ano, porém, a empresa estimou ganhos entre US$ 27 bilhões e US$ 29 bilhões, abaixo do esperado por analistas.
O relatório foi o primeiro desde que o CEO Mark Zuckerberg anunciou a mudança no nome da empresa em outubro, uma referência ao metaverso, que será o novo foco da companhia. A alteração ocorreu em meio a polêmicas sobre o poder de mercado da empresa e denúncias de danos sociais provocados pelos algoritmos da plataforma para manter a atenção dos usuários.