Exposição ‘Amazônia: Artes & Fatos’ de Rui Machado inicia nesta sexta

Rui Machado
Foto: divulgação/Rui Machado

Composta por 43 obras inéditas, a exposição ‘Amazônia: Arte & Fatos’ do renomado artista amazonense Rui Machado será apresentada nesta sexta-feira (25) na Galeria de Artes do Instituto Cultural Brasil Estados Unidos – ICBEU Manaus. A exposição vai do dia 26 de outubro até 26 de novembro e acontece de segunda a sexta, das 15h às 20h e nos sábados, das 09h às 12h.

Todas as obras são feitas em acrílica sobre tela e retratam a Amazônia como palco e cenário de elevada relevância para os povos do mundo, através dos costumes, objetos, traços comportamentais e paisagens da realizada e do imaginário do caboclo amazônico.

De acordo com Rui Machado, que fez a curadoria, a inspiração para a exposição veio através da sua expectativa de que a Amazonia ainda seja preservada.

“Todos os quadros foram criados especialmente para esta ocasião. Com relação ao nome da exposição, ‘Amazônia: Arte & Fatos’, quis dizer que aqui tem arte da Amazônia e fatos que acontecem. Alguns quadros retratam paisagens amazônicas, uns como denúncia, outros com um sentimento de esperança de uma Amazônia preservada e um mundo melhor. Mostro a fauna, flora, arte indígena e povos da floresta. Tudo isso é arte amazônica”, ressalta.

O Diretor-Presidente do ICBEU, Luis Fabian Barbosa diz ainda que Rui continua criativo, instigante, provocador, intenso tal como a própria Amazônia.

“É um verdadeiro trabalho de antropologia visual, a produção artística de Rui Machado para esta exposição, certamente precedida de cuidadoso estudo doethos amazônida. A visão do artista – ora realista, ora romântica – choca e surpreende, preocupa e emociona, proporciona ao expectador diversos sentidos e triunfa, ao fazer brotar o desejo e a esperança de preservação da Amazônia, de sua mata, de seu povo, de sua cultura”, destaca.

A Amazonas Band e o Maestro Rui Carvalho serão as atrações musicais da noite. Além disso, estampas de Rui Machado estarão presentes no desfile da grife BEM DITAS, de Sônia Jinkings.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here