Foto: Reporter Adriano Fernandes

Na noite desta sexta-feira (24), foi realizado na Arena da Amazônia com um de público de 3,5 mil pessoas, o evento-teste que marcou a retomada da economia do setor de eventos no estado e adaptação do setor à pandemia da Covid-19. Todas os participantes, assim como os colaboradores do evento e a imprensa foram testadas para a covid-19, 48 horas antes do evento.

Uma das exigências para o público no evento, além do teste RT-PCR negativo, era o esquema vacinal completo ou pelo menos com a primeira dose. Eram barradas as pessoas que tinha seu esquema vacinal atrasada. Equipes da Fundação de Vigilância em Saúde Rosimery Costa Pinto (FVS-RCP/AM) realizaram todos os protocolos para que o evento ocorresse com segurança e dentro protocolos estabelecidos.

Segundo a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, apenas duas pessoas testaram positivo para a Covid na triagem que ocorreu antes do evento. As duas foram do público pagante e de pessoas assintomáticas.

“O trabalho iniciou no dia 22 deste mês. As equipes de saúde tanto da nossa secretaria, como as equipes da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) realizaram testagens com todos que iriam comparecer ao show, além de consulta ao status vacinal. Foram quase 3 mil testes e apenas dois positivos. 200 avaliações conforme o status vacinal estavam irregular e não puderam participar. Nossa função no evento foi garantir o cumprimento dos protocolos como uso de máscaras, distanciamento social e garantir que as pessoas permaneçam em suas cabines. Somos pelo menos 70 pessoas apenas para fiscalizar o cumprimento das regras e em 14 dias vamos monitorar todos os participantes para saber se está tudo certo “

Foto: Reporter Adriano Fernandes

O secretário da SES-AM, Anoar Samad esteve presente no evento coordenando a equipe que fiscalizou as medidas necessárias para a realização do evento.

“Com o avanço da vacinação nós estamos tentando retomar a vida. O setor cultural foi um dos que mais sofreu economicamente com a pandemia e eles mesmos pensaram nesse tipo de modelo e nós aprovamos. Temos vários servidores observando e dando cumprimento as regras sanitárias. Vamos acompanhar depois essas pessoas e daqui a 10, 15 dias vamos analisar como as coisas se comportam e se esse modelo realmente funciona e se pode continuar no estado”, declarou o secretário.

A empresária e idealizadora do evento Bete Dezembro, proprietária da empresa Fábrica de Eventos, uma das maiores no segmento de entretenimento da capital, falou sobre a emoção de retomar os eventos na no Amazonas.

“Hoje é um grande dia, pois depois de 19 meses sem fazer eventos, estamos podendo retomar nossa atividades na Arena da Amazônia. Mesmo mais restrito e com protocolos, isso marca nosso retorno econômico e o avanço da vacinação no Estado. Hoje temos certeza que tudo que fizemos estávamos no caminho certo e hoje estamos podendo retornar graças a Deus. A partir de hoje Manaus estará nos palcos dos grandes artistas do Brasil”, destacou a empresária.

O novo formato de evento agradou os manauaras que se sentiram bastante seguros ao estarem acomodados nas cabines com pessoas do mesmo ciclo de convivência.

O público manauara contou com show de artistas locais e com o show principal da noite, realizado pelo cantor Tierry. A Fundação de Vigilância em Saúde deve atualizar ao longo dos próximos dias, o quantitativo de pessoas que compareceram ao evento.