Entender quem somos, o que buscamos, nossas necessidades e desejos, obrigações e direitos é fundamental para compreender, respeitar quem é o outro, e para não cobrar da outra pessoa o que não sabe dar. Mas é importante ter em mente que o outro também tem direitos e obrigações assim como cada um de nós.
Geralmente a massa é a união de muitas pessoas que buscam o mesmo objetivo, exemplo dessa união é o carnaval, onde muitas pessoas se juntam em busca de diversão, dentre elas estão os que buscam as drogas, o sexo fácil e muitos outros desejos não revelados.
Freud dizia uma frase interessante: a massa nunca quis saber a verdade, a massa gosta da ilusão e se alguém ousar falar a verdade, é provável ser morto… era mais ou menos dessa maneira que Freud se referia ao ajuntamento de muitas pessoas em prol de algo.
Existe o movimento de massa associado ao deslizamento, desmoronamento e movimento de blocos causando transformação no relevo. Não é desse movimento da natureza que estou me referindo e sim ao que dizia Freud.
Esse é o movimento de massa que se vê hoje em dia e em muitos momentos da humanidade. Alguns movimentos de massa que mudaram a história, esses movimentos podem ser: positivo e negativo, depende do objetivo que a mente pensante quer alcançar, por exemplo: quando Pilatos perguntou quem deveria crucificar, mesmo dizendo que Jesus era inocente a massa optou por crucificá-lo.
Segunda Guerra Mundial, conflito global que durou de 1939 a 1945, envolvendo a maioria das nações. Em 1919 Adolf Hitler passou a integrar e se tornou o líder do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães (nazista). Em 1923 Hitler foi preso por tentar derrubar o governo alemão, esse evento deu a ele fama e seguidores. Essa criatura considerada um lunático foi o responsável pelo regime de horror que levou o mundo à Segunda Guerra Mundial e fez acontecer o Holocausto. Lembrando que na Primeira Guerra Mundial Hitler era cabo por ser austríaco, ou seja, não era alemão. Exemplos que mudaram o rumo da humanidade de forma trágica. Poderia escrever o dia todo, pois temos muitos exemplos negativos. Citei apenas dois.
Existem movimentos positivos, por exemplo: o movimento sufragista que aconteceu entre o século XIX e o início do século XX para dar a mulher o direito do voto, até então negado.
Mahatma Gandhi com seu movimento pela independência indiana, seguiu seu ativismo por anos, foi preso muitas vezes, mas conseguiu mobilizar a população da Índia e chamou a atenção internacional pela sua maneira não violenta em busca da paz.
Cada um de nós escolhe o caminho a seguir de maneira particular, essa é uma realidade, mas também temos que prestar atenção à realidade crescente do movimento de massa.
Na busca pelo autoconhecimento, vivenciamos conflitos necessários para o aprimoramento do ser integral.
O desenvolvimento humano não é feito de forma grupal, apesar de muitas vezes o ensino ser passado desta forma, como em uma sala de aula, (aprendizado intelectual), a capacidade de absorção é sempre individual, segue um padrão pessoal de vivência do próprio sujeito em questão. Além disso, da mesma forma, segue o aprendizado da ética e da moral, um pouco mais profundo vem os valores e saberes espirituais, uma ação isolada e pessoal. É preciso sair da mesmice, pensar fora da caixinha, seguir em frente e buscar sempre o autoconhecimento, somente assim, você não será joguete fácil de ser manipulado.
É importante lembrar que o padrão de comportamento é sempre visto pelo outro sujeito, entretanto, internamente existe todo um jeito pessoal de ser que influência no seu exterior.
Você já ouviu falar de comportamento de boiada? Pois bem, quando o sujeito não consegue desenvolver ao longo do seu processo psíquico o “EU” de forma saudável e as razões podem ser as mais variáveis possíveis, ele poderá muito facilmente ser controlado, ao ponto de seguir um padrão imposto pela mente pensante que gerência e comanda a grande massa, ou seja, o sujeito acompanha, faz e acontece e quando questionado, não sabe responder os porquês. Daí o perigo de seguir sem questionar, ovacionar sem perceber a razão e por aí afora. É como cantar a letra de uma música que você não conhece o significado.
Levando em consideração que bom senso não é de forma alguma senso comum, voltemos ao que dizia Freud a respeito do movimento de massa, pensemos juntos, a massa é alienante, tem um senso comum que não pode ser considerado bom senso, já o nosso crescimento e aprendizado sempre será pessoal e intransferível, como é intransferível e pessoal a salvação.
Melhor ser pensante por si, saber escolher e entender o porquê de suas próprias escolhas e se responsabilizar por elas. Afinal de contas você é quem terá que responder e viver suas escolhas.
Um forte abraço.
Convido você para conhecer meu trabalho nas redes sociais.
Vamos fazer a diferença.