Estudantes de enfermagem promovem 1º Workshop de Cuidadores de Idosos

cuidadores de idosos
Foto: Carlos Eduardo/AmazoniaPress

Os estudantes de enfermagem da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), Simeone Correia e Yone Rocha, entrevistados do programa de rádio Amazônia Press No Ar, desta terça-feira (26), falaram sobre o segundo módulo do 1º Workshop de Cuidadores de Idosos, que será realizado no próximo sábado (30), na Universidade Estadual do Amazonas (UEA), localizada na avenida Carvalho Leal, 177, Cachoeirinha, em frente da Fundação Hospital Adriano Jorge, zona sul de Manaus.

Segundo eles, o  projeto foi idealizado para levar noções gerais para a população sobre os cuidados a serem prestados para a pessoa idosa. O workshop, dividido em 10 módulos, sendo que o primeiro foi realizado no último sábado (23) e, iniciou explicando sobre o Estatuto do idoso e os cuidados durante a higiene pessoal da pessoa idosa. Ainda segundo os estudantes, ainda em 2019, devem ser realizados outros dois módulos do curso. Para o sábado (30) o curso vai tratar sobre a temática da alimentação. Em seguida, no dia 7 de dezembro o tema deve abordar sobre a espiritualidade e a psicologia dos idosos.

“O workshop tem o objetivo de levar esse conhecimento, que estamos recebendo dentro da faculdade, para fora das salas de aula. Nós reunimos 10 módulos que vão levar conhecimentos variados que tratam desde a alimentação, higiene e outras dicas gerais. O objetivo é ensinar a população interessada no assunto, de como prestaro cuidado da melhor forma possível com a pessoa idosa”, explicou o acadêmico Simeone Correia.

Para Yone Rocha, a realização do workshop foi desejada desde o início do ano, visto que a qualificação como cuidador de idosos é um diferencial no mercado de trabalho. “Quando entramos no curso não sabemos muito bem o que queremos e a população idosa está crescendo muito. É uma área promissora e que está crescendo muito para o acadêmico de enfermagem”, frisou.

O 1º Workshop de Cuidadores de Idosos é uma parceria entre a Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia do Estado do Amazonas (LAGGEAM), o Projeto de Extensão Práticas Educativas em Saúde para Idosos e a 30ª Turma de Enfermagem da UEA.

Para quem tiver interesse em participar, pode entrar em contato pelo número (92) 99164-1502 (Ana Karoline) ou (92) 99352-7981 (Deborah). As inscrições também podem ser realizadas no dia do curso.

O Amazônia Press no Ar é um programa diário transmitido pela rádios FM 89,3, de segunda a sexta-feira, às 18h. Confira a entrevista na íntegra.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here