Uma confusão após uma palestra na Universidade Federal do Amazonas (Ufam) terminou com um aluno preso pela Polícia Federal e uma servidora agredida. O caso aconteceu na tarde desta quinta-feira (10), no campus da universidade, em Manaus.
Segundo a universidade, uma palestra aconteceu em um dos auditórios da instituição, quando um grupo de alunos de um grêmio estudantil começou a protestar do lado de fora. O debate era sobre o empreendedorismo em Israel e estava sendo conduzido pelo presidente-executivo da StandWithUsBrasil, André Lajast. Com informações do G1.
Do lado de fora, alunos pró-Palestina alegavam que a palestra baseava-se em ações que violavam leis internacionais e os direitos do povo palestino. Policiais federais que estavam no local, por conta de uma ameaça dos estudantes contra a realização da palestra, tentaram acalmar os alunos.
Uma servidora da instituição também saiu do auditório para tentar conciliar os ânimos, quando foi agredida verbalmente pelos estudantes. A filha dela, que estava próxima, também foi agredida, momento no qual a servidora reagiu aos empurrões dos alunos. Ela teve o nariz quebrado.
Em meio a confusão, um aluno que protestava contra a realização da palestra, teria empurrado um policial federal. Diante da agressão, o suspeito foi detido e levado para a sede da corporação em Manaus. Já o palestrante saiu escoltado pelos agentes federais.
Segundo o reitor da Ufam, Siylvio Pulga, o estudante detido foi liberado após prestar esclarecimentos na sede da Superintendência da PF. Já a servidora disse que registrou um boletim de ocorrência contra os alunos, no 11º Distrito Integrado de Polícia (DIP) da capital.