Apesar da desvalorização do ensino formal, o educador ecoa nos movimentos sociais e políticos do país. O centenário do educador pernambucano Paulo Freire, domingo (19) será comemorado virtualmente com muita alegria e cultura popular. Sendo até hoje o cidadão brasileiro mais homenageado mundo afora, detentor de mais de 30 títulos de Doutor Honoris Causa e cerca de 20 prêmios. Amigo e entusiasta do poeta amazonense Thiago de Mello, esteve em Manaus para uma visita.

Sua obra “Pedagogia do Oprimido”, uma das mais lidas e traduzidas do Brasil para o mundo, entre muitas outras. Paulo Freire é o terceiro teórico mais citado em trabalhos na área de humanas, em nível mundial. Reconhecido pelo método de alfabetização desenvolvido na década de 1960 e aplicado com sucesso entre cortadores de cana-de-açúcar em Angicos, no Rio Grande do Norte, o pernambucano é Patrono da Educação Brasileira desde 2012. Quem não se lembra do antigo Magistério.

Em sua rápida passagem à Manaus, para um congresso em 1988, visitou o amigo poeta Thiago de Mello. Assim como Thiago, Paulo esteve preso e depois exilado por 15 anos durante a ditadura militar. Louvava a obra do amigo “Estatuto do Homem” e dizia ser um símbolo de um tempo de luta e resistência.  

Mundial

Paulo Freire também é o cidadão brasileiro mais homenageado mundo afora, detentor de mais de 30 títulos de Doutor Honoris Causa e cerca de 20 prêmios, concedidos por diversas universidades e instituições nacionais e internacionais.  Sua filosofia educacional cruzou as fronteiras das disciplinas, das ciências e das artes para além da América Latina, criando raízes nos mais variados solos.

Comemorações

Será comemorado em sessão especial do Senado na segunda-feira (20), às 16h. Terá uma live composta de um ato político, pedagógico e cultural, com a apresentação do cantor pernambucano Alceu Valença, às 18h do dia 19.

“Não podemos mudar a história sem conhecimentos, mas temos que educar o conhecimento para colocá-lo a serviço da transformação social.”

O ato contará com a presença de lideranças educacionais e sindicais do Brasil e do mundo como o ex-presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva; o secretário Geral da Internacional da Educação, David Edwards, a professora Nita Freire, viúva do educador Paulo Freire, os escritores Leonardo Boff, Mário Sérgio Cortella e a ex-prefeita de São Paulo e deputada federal Luiza Erundina, além da inauguração de uma escultura de Paulo Freire em Buenos Aires, na Argentina. 

No próximo domingo (19), entre 14h e 18h, o SescTV exibe os cinco episódios da série documental “Paulo Freire, Um Homem do Mundo”. Dirigida por Cristiano Burlan, a obra audiovisual é composta por cinco episódios, que rememoram a vida e obra do pedagogo e intelectual brasileiro Paulo Reglus Neves Freire (1921-1997).

Foto: Reprodução Daniel Feitosa