Um vídeo que circula nas redes sociais desde a noite desta quarta-feira, 4, mostra moradores da Comunidade do Furo do Paracuuba, em Iranduba (AM), em momento de desespero após a estrutura da Escola Municipal Nossa Senhora da Conceição desabar. À REVISTA CENARIUM AMAZÔNIA, o prefeito do município, Augusto Ferraz (UB), informou que a área foi isolada e não há mortos e nem feridos.
Segundo o chefe do Executivo municipal, uma equipe da Defesa Civil do Amazonas e da Secretaria de Assistência Social do município atuam no local. “Há duas semanas nós isolamos a escola, mas duas famílias se recusaram a sair do local e assinaram um termo que, se a escola desabasse, eles seriam culpados”, disse o prefeito, que está em Brasília.
Ainda de acordo com Ferraz, sete casas vão ser alugadas pela prefeitura para abrigar as famílias afetadas pelo desabamento. “Vão ser colocados na Comunidade Vila Nova”, afirmou.
Nas imagens, é possível ver a rachadura entre as casas da comunidade, que são construídas em palafitas – sistema construtivo usado em residências localizadas em regiões alagadiças.