Participantes do curso após a solenidade de entrega dos certificados de conclusãoA Escola Pública de Trânsito, do Departamento de Trânsito do Estado (Detran), encerrou na manhã desta quinta-feira (03) a primeira turma de 2022 do Curso de Formação e Atualização de Profissionais Mototaxistas, que visa educar e habilitar os condutores ao exercício da profissão com mais segurança no trânsito. O curso reuniu 37 profissionais, que concluíram a formação e receberam certificação em cerimônia realizada em uma concessionária de veículos, em Belém.
O Curso de Formação é obrigatório para quem deseja exercer a profissão. Os candidatos recebem instruções de ética e legislação de trânsito, além de aulas práticas veiculares sobre duas rodas e segurança de passageiros. Para quem já atua na área, é obrigatório realizar a cada cinco anos o curso de Atualização, conforme a Resolução nº 410, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que visa atualizar os profissionais sobre as novas normas de trânsito.O curso, que atualiza conhecimentos sobre normas de trânsito, é obrigatório para os profissionais da área
O mototaxista Marcelo de Souza atua em Ananindeua, Região Metropolitana de Belém, há 11 anos, e participou pela terceira vez do curso de Atualização de Profissionais Mototaxistas. “É de extrema importância se capacitar no atendimento ao cliente e no respeito ao trânsito. O curso nos traz essa oportunidade de sempre nos atualizar quanto às leis de trânsito, placas e, acima de tudo, a relação com o passageiro”, reforça o profissional.O mototaxista Marcelo de Souza recebeu a certificação da gerente do Detran, Jomaine Marinho
Interiorização – A gerente da Escola Pública de Trânsito do Detran, Jomaine Marinho, uma das coordenadoras da ação no Projeto Educação de Trânsito por Todo o Pará, destaca os cursos realizados em 2021 e adianta que, neste ano, continuará a formação de novos profissionais. “Ano passado, cerca de 1.200 mototaxistas participaram do curso de Formação e Atualização. Este ano, levaremos o curso para outros municípios do Estado, regularizando cada vez mais os profissionais da área”, informa Jomaine Marinho.
Segundo ela, novas turmas estão previstas para os próximos meses. Entre os municípios que serão contemplados estão Ananindeua e Marituba (Região Metropolitana de Belém), Santarém e Itaituba (no Oeste) e Barcarena (Nordeste).