Um agente imobiliário de Nova Gales do Sul, na Austrália, está sendo processado por difamação após um erro de digitação em um post no Facebook. O processo pode custar até 250 mil dólares australianos – mais de R$ 1 milhão na cotação atual.
Anthony Zadravi teria deixado de incluir um apóstrofo em uma palavra, mudando o sentido de uma frase numa reclamação que ele fez na rede social em 22 de outubro do ano passado. Na publicação, ele escreveu: “selling multi million $ (sic) homes in Pearl Beach but can’t pay his employees superannuation” (“vendendo casas de milhões de $ (sic) em Pearl Beach, mas não podia pagar a aposentadoria de seus funcionários”).
O processo sugere que o corretor de imóveis pretendia colocar um apóstrofo após a palavra funcionários (employee, em inglês). Dessa forma, a frase ficaria: “selling multi million $ (sic) homes in Pearl Beach but can’t pay his employee’s superannuation” (“vendendo casas de milhões de $ (sic) em Pearl Beach, mas não podia pagar a aposentadoria do seu funcionário”). Assim, Zadravi estaria se referindo apenas à sua experiência pessoal. No inglês, o apóstrofo seguido de s significa posse ou pertencimento.
Para a Justiça, o post publicado sugere “um padrão sistemático de conduta”. “Deixar de pagar o direito à aposentadoria de um funcionário pode ser visto como lamentável, mas deixar de pagar alguns ou todos parece deliberado”, disse a juíza Judith Gibson em entrevista à agência de notícias AP na última quinta-feira.
A defesa do corretor argumentou que o processo deveria se suspenso por ser “trivial” e alegou que a postagem foi escrita por volta das 22h30 e excluída em 12 horas, de forma que não seria capaz de difamar alguém, conforme alegado. A Corte, porém, decidiu dar prosseguimento ao caso.