O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu na tarde desta quinta-feira (24) uma equipe de especialistas do Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores (Larc) do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) para discutir e trabalhar na inovação do sistema eletrônico de votação brasileiro.

O encontro de trabalho faz parte do convênio de cooperação técnica firmado em novembro do ano passado visando o intercâmbio de conhecimento e atividades de pesquisa e inovação em tecnologias emergentes aplicadas ao sistema de votação.

A ideia é promover a criação de um sistema ainda mais seguro e transparente para as eleições, mediante análises e avaliações de vários dispositivos dos programas eleitorais. No encontro desta quinta, técnicos das duas instituições simularam uma votação com a utilização de três urnas conectadas para atuarem simultaneamente em uma mesma seção eleitoral, como forma de agilizar o processo de votação, uma sugestão da equipe da USP.

Entre outros pontos, o convênio prevê a criação de um novo meio de votar que contemple: redução de custos da eleição; aprimoramento da experiência do eleitor ao votar; e aperfeiçoamentos dos mecanismos de segurança, auditoria e transparência. O Larc é reconhecido nacionalmente pela experiência no desenvolvimento de pesquisas e na implantação de soluções práticas na área de arquitetura computacional.

“Estamos estudando e desenvolvendo contribuições capazes de aprimorar ainda mais o processo de votação. A USP busca novas tecnologias, e a Justiça Eleitoral entra com sua expertise em todas as fases do processo eleitoral”, explica o professor titular do Departamento e coordenador do grupo, Wilson Ruggiero, acrescentando que a ideia da parceria é discutir inovação e possibilidades de otimização do sistema.

MC/LC, DM

Leia mais:

08.10.2021 – TSE e USP firmam convênio sobre pesquisa de tecnologias aplicadas ao sistema de votação 

Fonte: TSE