Após a derrota no 55° Festival Folclórico de Parintins, o boi Garantido vem sofrendo instabilidades na sua agremiação. O estopim dessa crise veio com o anúncio de saída do, até então, levantador de toadas, Sebastião Júnior.
Sebastião estava no cargo de levantador de toadas desde 2010, quando em 2009 Davi Assayag se despedia do item para defendê-lo no boi contrário, Caprichoso.
A gestão de Antônio Andrade, iniciada em outubro de 2020, foi marcada pela volta de Davi e pela tentativa de colocá-lo ao lado de Sebastião Júnior e mais dois outros levantadores, Edilson Santana e Márcia Siqueira.
Com a promessa de ser uma gestão inovadora, Antônio Andrade, em dezembro de 2020, falou em suas redes sociais que o Garantido precisava de atitude e coragem para ser um boi vitorioso. Diante disto alguns torcedores mostraram-se confiantes nas decisões do presidente.
No domingo (26), último dia do festival de 2022, durante a passagem de som, Sebastião Júnior anunciou sua saída do item. Em seu discurso de despedida se direcionou à torcida azulada orientando para que valorizassem Patrick Araújo, levantador de toadas do boi Caprichoso e também seu sobrinho. Neste momento, a torcida do Garantido, que estava no bumbódromo para defender o item 19 (Galera), começou a proferir gritos contra o presidente Antônio Andrade.
Na segunda (27), dia de apuração, Davi Assayag, por intermédio de suas redes sociais, anunciou a sua saída do item levantador de toadas. Em seguida Edilson Santana também destituiu-se do cargo, além de membros da, agora extinta, Direção Geral de Espetáculo (DGE), entre outros membros do boi, como artistas e compositores.
Mostrando-se apenas a ponta do iceberg, ontem, terça-feira (28), declarações surgiram sobre falta de pagamento aos trabalhadores. Durante o fim da tarde de ontem, os Kaçauerés atearam fogo em montes de lixo na Cidade Garantido em protesto pelo descumprimento de seus pagamentos.
Na manhã desta quarta-feira (29), quase três dias após a derrota, o presidente Antônio Andrade se pronunciou no programa de rádio Mano a Mano, da Rádio Clube de Parintins, sobre algumas das polêmicas.