Enxergar oportunidades em vez de dificuldades é o mandamento número 1 de quem empreende. O empresário e influencer Carlos Henrique Siqueira iniciou um empreendimento em meio à pandemia e prosperou, o que evidencia que a máxima de que tempos de crise são também tempos de oportunidade é verdadeira. “Eu sabia que tinha um produto com um diferencial e explorei essa oportunidade”, fala Siqueira sobre a ideia de abrir uma fábrica de embalagens de papel para lanchonetes em abril de 2020, auge das restrições causadas pela pandemia que impulsionaram o delivery.
O empresário, que também oferece consultorias, elenca algumas dicas para quem deseja abrir um negócio agora.
Descubra demandas reprimidas
Faça um exercício se colocando no lugar do consumidor. O que está faltando no mercado? O que você gostaria de adquirir e tem dificuldade de encontrar? Associado a isso, faça uma boa pesquisa de mercado para encontrar possíveis concorrentes e analisar seus pontos fortes e fracos. “Quando lancei a Global Embalagens descobri que havia uma demanda reprimida que nem mesmo eu conhecia por embalagens de papel, então aproveitei que meu produto era de qualidade superior em relação ao que havia no mercado”, revela o empresário.
Preocupação ambiental ajuda a vender
As preocupações com o meio ambiente estão aumentando entre os consumidores. Portanto, se você puder incutir em seu produto ou serviço um aspecto sustentável irá valorizar sua marca. No caso de Carlos Henrique, suas embalagens são de papel e se decompõem em cerca de 3 meses. Busque algum elemento de sustentabilidade, como materiais naturais, método de entrega por bicicleta e outras formas de preocupação com os impactos ambientais. Além de valorizar seu produto, a natureza e seus filhos agradecem, afinal, todos nós somos impactados pelas mudanças climáticas.
Siga os grandes
Fique de olho no que os grandes empresários estão buscando. Empresas gigantes estão sempre mapeando tendências entre os consumidores para se adiantarem às demandas. Se os gigantes passarem a investir em delivery, por exemplo, observe como eles têm feito isso e veja como seu produto encaixa. Faça esse exercício sempre, independentemente do seu produto ou serviço. Fique antenado nas tendências, nos influencers e nos grandes empresários.
Vida presencial
As pessoas estão cansadas do isolamento e estão sedentas por atividades sociais. Entretanto, ainda há receio de se contaminar, visto que a pandemia não acabou. Veja que tipo de eventos e divertimentos o público está procurando e ofereça isso. Os foodtrucks, por exemplo, que há anos vinham em alta, estão se adaptando bem a este período de transição, visto que ficam ao ar livre. Este é apenas um exemplo.