Foto: Robervaldo Rocha – Dicom/CMM

Seja na revitalização de praças, calçadas, escadas, realização de ações sociais ou no acompanhamento de ações promovidas pela Prefeitura de Manaus, encontrar o vereador Ivo Neto (Patriota) e sua equipe nas ruas se tornou algo comum para populares de Manaus. Escolhido como o terceiro secretário da Câmara Municipal de Manaus (CMM), em entrevista exclusiva ao portal Amazônia Press, o vereador destacou ações realizadas durante o seu mandato e quando esteve à frente da Comissão dos Direitos da criança, do Adolescente e do Idoso (Comdcai/CMM).

Desde cedo envolvido na vida política, começou a vida pública fundando um grupo de jovens na igreja católica de Santa Luzia, localizada no bairro de mesmo nome, onde reside até atualmente.

“No início, chegar aonde cheguei parecia um sonho distante. Depois fundei um projeto social onde dava aula de jiu-jitsu gratuita para jovens vulneráveis e, com esse trabalho, me tornei Conselheiro Tutelar pela primeira vez, vindo a ser reeleito. Depois disso fui chefe de gabinete do então Deputado Estadual Rozenha (na época vereador) e após isso me senti pronto para disputar uma cadeira na CMM, onde hoje estou”, destacou.

O vereador também relembrou a vitória da chapa do vereador Caio André (PSC) para a presidência da CMM para o biênio 2023-2024 e que o consagrou como o terceiro secretário da Mesa Diretora da Casa. Com 22 votos a favor, a chapa se estabeleceu como a mais bem votada desta disputa contra 19 votos do vereador Elan Alencar (PROS), que também concorreu à presidência.

“Ganhar é sempre bom, né? Mas não é só questão da vitória. Eu realmente acredito na sensibilidade do Caio André para conduzir a CMM de forma prudente e responsável. Nossas expectativas são muito boas, temos muito a avançar na nossa capital em muitas questões como saneamentos básico, trânsito e urbanização. Jamais imaginei que comporia a mesa em uma primeira legislatura. Caio André é uma pessoa sensível aos anseios da população e de diálogo. Então acredito que na gestão dele teremos avanços significativos pela característica que ele tem de saber conduzir os trabalhos de forma democrática, independente e respeitosa”, frisou.

Foto: Robervaldo Rocha – Dicom/CMM

Na Comissão dos Direitos da Criança, do Adolescente e do Idoso (Comdcai/CMM, o vereador e sua equipe realizaram algumas ações de rua, nos principais sinais de Manaus, local onde tem um índice maior de crianças pedintes, por meio de panfletagens para conscientizar famílias que expõem seus filhos à pratica de mendicância.

“E algumas ações também contamos com o apoio do Conselho Tutelar. Também criamos o primeiro Disk denúncia para denunciar crimes contra crianças e adolescentes. Também realizamos uma audiência pública na Câmara Municipal de Manaus. Nosso trabalho à frente da Comissão foi desenvolvido da melhor maneira possível, sempre com o intuito de resguardar a vida das crianças, do adolescente e do jovem de discriminações, violência e desigualdades”, declarou.

O vereador fundou em 2003 o Projeto Social Ivo Neto, que tem o intuito de atender jovens em situação de risco e vulnerabilidade social e formá-los atletas. Ao portal Amazônia Press, o vereador aproveitou o espaço para falar sobre a importância dos incentivos para a área esportiva e outras ações sociais em Manaus

“Como sempre digo: o esporte é uma alternativa saudável para que os jovens não enveredem para caminhos tortuosos. Investir em esporte é investir em uma sociedade melhor. Eu como parlamentar apoio diretamente e indiretamente vários projetos sociais esportivos, pois acredito no esporte como prevenção e como resgate social”, pontuou.

O vereador se formou em Gestão Ambiental em maio de 2018 e atuou como Gestor Ambiental na Empresa de Turismos do Estado do Amazonas. De acordo com o parlamentar, estando na CMM, essa pauta também não fica de fora das suas prioridades.

“Tenho estudado com a minha assessoria projetos de proteção ambiental para propormos ainda esse ano”, comentou.

Para o parlamentar, um dos maiores desafios enfrentados pela capital amazonense atualmente gira em torno da situação e das ameaças sofridas pela Zona Franca de Manaus (ZFM)

“Me preocupa o que tem acontecido. Se as alterações almejadas pelo novo governo de fato prosperarem, uma alternativa para a ZFM de Manaus tem que ser apresentada antes. Não temos como viver sem o modelo ZFM hoje e nem nos preparamos de forma eficaz para isso”, analisou.

Mesmo com tanto destaque, o vereador Ivo Neto revela que não perdeu a essência de quem realmente é e do lugar de onde veio.

“Minha vida era e permanece simples, mas bem movimentada, claro! Moro no mesmo local que sempre morei e quando não estou nas atividades que a vida parlamentar exige costumo ficar em casa com a família. Claro que as responsabilidades mudaram. Eu acho que a política que me escolheu. Como disse anteriormente, meu gosto por gente me fez me tornar político”, ressaltou.