Modalidade fiscalizada pelo órgão contabilizou 168 demandas
A Ouvidoria da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Amazonas (Arsepam) atendeu, durante o mês de outubro deste ano, 360 acionamentos de pessoas em relação aos serviços regulados pela autarquia. Ao todo, o número é 57% maior em relação ao mês anterior, que totalizou 228 manifestações.
Entre os assuntos mais abordados, o modal rodoviário intermunicipal de passageiros se destacou, totalizando 168 demandas, principalmente sobre atraso e chegada de veículos e guichês de venda de passagens que não estão em funcionamento no interior do estado. Além desta modalidade, a Agência é responsável por regular, fiscalizar e controlar a prestação do serviço de transporte hidroviário intermunicipal de passageiros e cargas (SPTHI), e a distribuição e comercialização do gás natural (GN) canalizado.
O diretor-presidente da Arsepam, João Rufino Júnior, destacou que o departamento é o canal de diálogo entre a Agência Reguladora e a população, tendo como objetivo a melhoria dos serviços. “A Ouvidoria é reconhecida como importante instrumento de defesa dos interesses sociais e de preservação da administração pública. Por isso, é importante que o cidadão seja respondido com celeridade. Os questionamentos apresentados, seja por usuários ou não do sistema, ajudam no aprimoramento do serviço executado”, disse o gestor.
No mês anterior, além dos serviços regulados, a Ouvidoria atendeu manifestações diversas como, por exemplo, relacionadas ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras); juizados; e a carteira Passe Legal, documento que facilita a identificação de Pessoas com Deficiência (PcDs) e garante o benefício de duas vagas gratuitas no veículo e/ou meia-passagem (caso as vagas destinadas às PcDs já estejam ocupadas) no transporte rodoviário intermunicipal.
Pesquisa de satisfação – Além de atender as manifestações, a Ouvidoria realiza duas vezes por semana, junto aos passageiros do transporte rodoviário intermunicipal, uma pesquisa de satisfação com a finalidade de avaliar a percepção dos usuários e possibilitar o aprimoramento da qualidade e do atendimento oferecido. Em outubro, 533 respostas foram computadas pelo departamento.
Responsável pela Ouvidoria da Arsepam, a psicóloga Nara Freitas ressaltou que a pesquisa é crucial para identificar possíveis incongruências nos serviços.
“Por meio dela [a pesquisa de satisfação] podemos tomar decisões mais assertivas, conseguindo identificar falhas e oportunidades de melhoria. Quanto às diversas questões na busca da satisfação total, ela é a principal ferramenta na conquista do sucesso, pois só podemos controlar e melhorar aquilo que conhecemos e mensuramos”, completou a ouvidora.
Canais de atendimento – As manifestações junto à Ouvidoria da Arsepam podem ser feitas por telefone, pelo 0800 280 8585 (de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h) e pelo (92) 98408-1799 (que também possui o WhatsApp 24 horas).
O órgão atende presencialmente nas dependências do Terminal Rodoviário Engenheiro Huascar Angelim (Rodoviária de Manaus), no bairro Flores, zona centro-sul; on-line, por meio do Sistema de Ouvidorias (Fala.BR); pelo e-mail institucional ouvidoria@arsepam.am.gov.br; e pelo Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (E-Sic).
FOTO: Marcos Guimarães/Arsepam
Informações para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados e Contratados do Amazonas (Arsepam): Rafael Seixas (98156-8906) e Jéssica Salomão (99193-4765).