Honda aplicará investimento em Manaus (AM) para os próximos 3 anos — Foto: Reprodução/ Rafael Miotto/G1

A Zona Franca de Manaus (ZFM) fabricou 122 mil motocicletas somente em janeiro deste ano. Sendo 47% superior no mesmo mês do ano passado, na qual foram produzidas 83.743 mercadorias. Porém a produção de bicicletas apresentou queda no período.

Os dados são da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas,Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), que comparou a produção de janeiro de 2023 com janeiro e dezembro do ano passado.

Assim como em janeiro, a produção de motocicletas apresentou alta demanda de 44% na comparação com dezembro, mês em que o Polo Industrial de Manaus (PIM) produziu 85.117 unidades.

Segundo o levantamento da Abraciclo, este foi o melhor resultado do setor de motocicletas para o mês de janeiro desde de 2014, quando 146.557 saíram das linhas de montagem do PIM.

Na avaliação do presidente da associação, o mercado de motocicletas deve seguir aquecido nos próximos meses. “A motocicleta representa hoje uma ótima opção para deslocamentos urbanos, pois é ágil, tem baixo custo de manutenção e é fácil de estacionar. Além disso, pode ser utilizada como instrumento de trabalho ou para complementar a renda para quem atua nos serviços de entrega”, afirmou.

Com base neste cenário, a Abraciclo estima que a produção de motocicletas deverá atingir 1.500.000 unidades em 2023. O volume representa alta de 9,7% na comparação com as 1.413.222 unidades registradas no ano passado.