A Fundação Pan-americana para o Desenvolvimento (PADF), uma organização internacional sem fins lucrativos, criada em 1962, e que possui presença em mais de 25 países, realiza nos dias 15 e 22 de abril a segunda etapa do Curso de Fotografia. Segundo a PADF, o tema dessa edição será “O mundo através da lente”, criando um hemisfério de oportunidades que integra horizontes na efetivação dos direitos.
A coordenadora da PADF em Manaus, Ana Paula Angiole, informou que por meio do Programa Integrando Horizontes, a primeira etapa do curso foi executada nos dias 04 e 11 de março de 2023, ministrada pelo repórter-fotográfico Clóvis Miranda. Foi realizado também o curso “A arte integrando Horizontes”, ministrado pelo artista urbano Denis LDo.
“Foram atendidos 30 adolescentes migrantes e refugiados venezuelanos com ferramentas que venham contribuir para expressarem sua cultura, suas dificuldades, saudades, sonhos, desejos e sua vida em uma nova sociedade.
Para a PADF, as artes visuais contribuem junto aos adolescentes estimulando-os a praticar as habilidades de observação, senso crítico, criatividade, imaginação e de entendimento do mundo à sua volta.
Essas capacidades aumentadas contribuem o desenvolvimento cognitivo com a expressão de sentimentos e a integração com um espaço novo, possibilitando a esses meninos e meninas apresentar e representar a forma como se percebem no fluxo migratório”, comentou Ana, completando: “Os relatos dos participantes nos foi gratificante, pois eles afirmaram que se sentiram integrados, respeitados e valorizados. Nunca imaginei que uma foto poderia falar por mim.
Olhar os desenhos nas paredes, antes era apenas um desenho! Agora, vejo que tem algo a mais, têm uma mensagem, alguém está falando”, completou.
PADF
Ana disse ainda que a organização vem desenvolvendo suas atividades desde de 2021 na capital do Amazonas em parceria com órgãos estaduais, municipais e demais instituições.
“Tais articulações se estabelecem pela necessidade de comunicação entre as políticas setoriais que viabilizam a efetivação para a proteção e integração de adolescentes e jovens migrantes e refugiados venezuelanos”, diz Ana Paula.
A Fundação Pan-americana para o Desenvolvimento – PADF possui presença em mais de 25 países, incluindo países do Caribe, México, América Central e América do Sul com a missão de criar um hemisfério de oportunidades para todas as pessoas.
No Brasil, a PADF desenvolve o Programa Integrando Horizontes, com o objetivo de melhorar os mecanismos de proteção e integração de migrantes e refugiados venezuelanos vulneráveis, dentre nossos objetivos prioritários estão ações de Mecanismos de Proteção, Integração comunitária, meios de vida, Soluções WASH que encontram-se em desenvolvimento em Roraima – Boa Vista e Pacaraima, Rio Grande do Sul – Porto Alegre e no Amazonas em Manaus.