23 C
Manaus, BR
1 de dezembro de 2020
Cidades

Em Manaus, campanha ‘Abraço em Defesa da Vida’ faz alerta para prevenção ao suicídio

prevenção_ao_suicídio

Em alusão ao Setembro Amarelo, mês voltado à prevenção ao suicídio, a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) juntou-se a outros órgãos para realizar a campanha ‘Abraço em Defesa da Vida’. O evento se fez necessário no Amazonas devido o alto número de casos registrados. Dados do Instituto Médico Legal (IML), da Secretaria de Segurança Pública (SSP) e do Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp) apontam 30 casos de suicídio no Amazonas, registrados entre os meses de janeiro a abril deste ano. Desses, 26 ocorrências foram em Manaus.

A programação iniciou às 14h com uma rodada de palestras, que reuniu psicólogos e psiquiatras com temáticas para prevenção ao suicídio na sede administrativa da DPE-AM, localizado na avenida Maceió, 307, Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul da capital.

Às 17h, no Largo de São Sebastião, na rua 10 de Julho, no Centro de Manaus, um grupo distribuiu abraços em defesa da vida, e ainda material informativo alertando como identificar os principais sinais de depressão ou ansiedade.

prevenção_ao_suicídio
Foto: Ramoniel Gomes/AmazôniaPress

Para a defensora pública, Poliana Alves, a realização de uma ação social dessa dimensão,  voltada para a causa de prevenção ao suicídio, é de suma importância, tanto para o indivíduo que está passando por essa situação quanto para a sociedade em geral, que precisa estar alerta e perceber o outro.

“Nós entendemos que essas pessoas precisam de acolhimento, de afeto, de entender que elas não estão sozinhas, e que existem outras pessoas que se preocupam com o seu bem estar”. Poliana disse ainda, que o ato também “serve de orientação para a sociedade como um todo, para que olhem para essas pessoas que estão vivendo um momento difícil e de conflito interno. Nós estamos falando de pessoas que realmente estão precisando de ajuda”, destacou.

O gestor do Procon Amazonas, Jalil Fraxe, também esteve no evento e enfatizou a importância da causa, que considera social. Para ele, a Secretaria Executiva de Proteção e Orientação ao Consumidor do Amazonas ( Procon-AM) representa bem a campanha, já que trata diretamente com pessoas que chegam ao local tomados por problemas. “Isso é uma causa social, sem seguimento profissional ou classe social, e que tem tudo a ver com o Procon-AM a ação que representa a prevenção ao suicídio, que pode acontecer com qualquer pessoa e em qualquer família.

“Nós, como um órgão de acesso à cidadania, recebemos diversas demandas, diariamente, de cidadãos com problemas. É importante abraçarmos esse tipo de campanha, para que tenhamos uma gestão humanizada e que nós possamos ajudar o próximo, seja com uma palavra de carinho ou amizade ou com um abraço”, frisou Jalil Fraxe, que distribuiu abraços durante o evento.

O secretário de cultura do Amazonas, Marcos Apolo Muniz, também esteve no local e falou da importância da realização do evento e parabenizou a iniciativa da campanha em utilizar o espaço, que é público, para reunir pessoas em um mesmo propósito

prevenção_ao_suicídio
Foto: Ramoniel Gomes

O Teatro Amazonas recebeu uma iluminação em tom amarelo, cor da campanha, para lembrar a importância e necessidade de todos abraçarem a causa.

Publicações Relacionadas

‘Corrida dos Curumins’ incentiva doações de brinquedos

Victoria Cavalcante

Jovem desaparece ao sair de casa para encher garrafão com água

Victoria Cavalcante

PM filmado pisando no pescoço de mulher negra é indiciado por abuso de autoridade

Fernanda Lopes

Deixe um comentário

WhatsApp chat