O deputado Elmar Nascimento (União-BA) manifestou sua insatisfação com o que chamou de “unanimidade artificial” em torno da candidatura de Hugo Motta (Republicanos-PB) para a presidência da Câmara. Motta conta com o respaldo do atual presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL). Elmar, que era visto como o candidato preferido de Lira, agora busca apoio no PT (Partido dos Trabalhadores), enfatizando que sua proposta é voltada para a renovação e o fortalecimento da democracia.
Após ser deixado de lado por Lira, Elmar decidiu romper com o presidente da Câmara, embora tenham se comunicado de maneira formal recentemente. Ele ressaltou a relevância da confiança e do respeito aos acordos dentro do processo legislativo, elementos que considera essenciais para o bom funcionamento da Casa. Além disso, o deputado anunciou uma parceria com Antônio Brito (PSD-BA), que também está na disputa pela presidência.
A candidatura de Hugo Motta foi oficialmente apoiada por Lira e pelo Republicanos, que possui 44 deputados. O PP, partido de Lira, também se uniu à candidatura, trazendo consigo 50 parlamentares. Essa aliança fortalece a posição de Motta na corrida pela presidência da Câmara, enquanto Elmar tenta construir uma base de apoio alternativa.
Publicado por Felipe Dantas
*Reportagem produzida com auxílio de IA