Coari – A Polícia Federal (PF) realizou uma operação para investigar a distribuição de gasolina durante a eleição suplementar em Coari (a 368 quilômetros de Manaus).
Conforme a PF, a operação aconteceu entre os dias 29 de novembro e 5 de dezembro.Foram feitas diversas atividades como prevenção e repressão de condutas ilícitas que ofendem os princípios resguardados pela legislação eleitoral.
O trabalho realizado envolveu a participação de dez policiais federais, duas viaturas ostensivas e uma embarcação de apoio.No município, foram feitos patrulhamentos e fiscalizações de rotina por toda cidade, especialmente no aeroporto Danilson Aires e na zona portuária.
Cerca de oito aeronaves, seis embarcações e 25 veículos foram abordados e fiscalizados ao longo da semana, bem como foram registradas 126 denúncias nos canais de comunicação, que nortearam o trabalho da equipe em campo.Durante a semana da eleição, a PF deflagrou a operação “Tanque Cheio”, para dar cumprimento a mandado de busca e apreensão expedido pela 8ª Zona Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral no Amazonas (TRE-AM).
O objetivo é apurar o possível pagamento de valores a eleitores para aquisição de combustível, que seria utilizado no transporte para o exercício do voto. Nesse domingo (5) foi registrada uma ocorrência de transporte irregular de eleitores, bem como foram lavrados dois autos de prisão em flagrante pela prática, em tese, de corrupção eleitoral (compra de votos).
Em ambos casos, os flagranteados foram liberados após o pagamento de fiança e poderão responder, se condenados, à pena de até quatro anos de reclusão.
Com informações da Assessoria