Uma pesquisa eleitoral da Genial Investimentos e Quaest Consultoria divulgada ontem (10), aponta que o ex-presidente Lula (PT) aparece à frente em todos os cenários de primeiro e segundo turnos nas eleições presidenciais de 2022.
Contra Jair Bolsonaro (sem partido), Lula teria 57% dos votos, enquanto o atual presidente teria 27%, em simulação de segundo turno.
Na pesquisa anterior, divulgada no início de outubro, Lula tinha 53% dos votos contra 29% de Bolsonaro. Portanto, o petista cresceu, enquanto o atual presidente estabilizou, considerando a margem de erro de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.
No primeiro turno, a pesquisa abordou dois cenários (com João Doria e Eduardo Leite, ambos do PSDB), e o nome do ex-juiz Sergio Moro, agora filiado ao Podemos, aparece em terceiro, empatado com Ciro Gomes (PDT), dentro da margem de erro.
A Quaest Consultoria informa que foram realizadas 2.063 entrevistas domiciliares, entre os dias 3 e 6 de novembro. O nível de confiança da pesquisa é de 95%.
Primeiro turno
Cenário 1 (com Doria)
Lula (PT) – 48%
Jair Bolsonaro (sem partido) – 21%
Sergio Moro (Podemos) – 8%
Ciro Gomes (PDT) – 6%
João Doria (PSDB) – 2%
Rodrigo Pacheco (PSD) – 1%
Brancos e nulos – 10%
Não sabem/Indecisos – 4%
Cenário 2 (com Eduardo Leite)
Lula (PT) – 47%
Jair Bolsonaro (sem partido) – 21%
Sergio Moro – 8%
Ciro Gomes (PDT) – 7%
Eduardo Leite (PSDB) – 1%
Rodrigo Pacheco (PSD) – 1%
Brancos e nulos – 10%
Não sabem/Indecisos – 4%
2º turno
A pesquisa considerou seis cenários de segundo turno, e Lula não registrou menos de 53% das intenções de votos contra nenhum dos possíveis candidatos ao Palácio do Planalto.
Veja os cenários de segundo turno:
Lula (57%) x Bolsonaro (27%)
Lula (57%) x Moro (22%)
Lula (53%) x Ciro Gomes (20%)
Lula (57%) x Eduardo Leite (14%)
Lula (58%) x João Doria (13%)
Lula (59%) x Rodrigo Pacheco (12%)
Maioria avalia governo Bolsonaro como negativo
O levantamento aponta ainda que 56% das pessoas avaliaram de forma negativa o governo do presidente Jair Bolsonaro. No mês passado, esse número foi 53%.
Na pesquisa de novembro, 22% consideraram o governo regular (em outubro, foram 24%), e 19% disseram ser positivo (em outubro, foram 20%), enquanto 3% não sabem ou não responderam.
Fonte: UOL