A primeira pesquisa de intenção de votos para Senado e Estado para o Amazonas, divulgada nesta segunda-feira (13) traz nomes em evidência como Amazonino Mendes, Zé Ricardo (PT), Coronel Menezes (Patriotas) e o governador Wilson Lima (PSC). Nos bastidores é dito que um nome para o senado não gostou da posição que ficou na pesquisa. É a famosa expectativa x realidade na política.
O famoso Negão continua com a boa fama de forte concorrente, Amazonino Mendes aparece com 28% das intenções de voto. Em segundo lugar, estão empatados Zé Ricardo e Wilson Lima, com 15% cada. Eduardo Braga, com 13%, e Ricardo Nicolau, com 3%. Brancos e nulos somam 22% e 4% dos entrevistados não souberam ou não responderam. Pesquisa estimulada, quando os eleitores recebem uma lista de possíveis candidatos
Os possíveis candidatos ao Senado, apareceram nome como Arthur Neto e Omar Aziz empatam em primeiro lugar, com 15% cada, Lembrando que Omar tenta a reeleição. Coronel Menezes vem em seguida, com 13% dizem que ele esperava ser um dos primeiros e não gostou dessa posição. Luiz Castro, com 8%, Rebeca Garcia, com 6%, e Chico Preto, com 3%, das intenções. Brancos e nulos somam 16% e não souberam ou não responderam, 24%.
Já na pesquisa espontânea para governador do Amazonas, onde não é apresentada lista de nomes, Amazonino Mendes aparece com 6% das intenções de voto, seguido por Wilson Lima, com 5%, David Almeida, com 3%, e Eduardo Braga e Zé Ricardo, com 2% cada. Ricardo Nicolau e Omar Aziz aparecem com 1% cada. Outros nomes representam 2%. Branco ou nulo tem 14% e 64% não souberam ou não responderam.
O instuto RealTime Big Data realizou 1.200 entrevistas por telefone entre 8 e 9 de setembro. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. E está disponível no site.
Foto: Reprodução / Daniel Feitosa