Elefantes de um zoológico de Houston estão surpreendendo os visitantes ao se exercitarem junto de seus treinadores em apresentações únicas. O grupo de 12 animais pratica ioga e alongamentos, como parte de suas verificações de saúde de rotina.
Cada sessão dura até cinco minutos, embora alguns dos elefantes mais velhos — como Tess, uma elefanta de 40 anos que pesa cerca de três toneladas — façam duas por dia para manter as articulações soltas.
“Estamos observando sua amplitude de movimento e como eles estão se movendo, para que possamos saber exatamente o que eles estão sentindo por esses conjuntos de treinamento”, afirmou Kristen Windleth, o gerente de elefantes do local.
Como parte de seus exercícios, os animais levantam as patas dianteiras e traseiras, equilibram-se em duas patas e alongam-se deitados no chão, como se realizassem suas atividades cotidianas na natureza.
Windleth disse que as sessões são voluntárias, nas quais os elefantes não são obrigados a participar, no entanto sempre recebem guloseimas e agradinhos quando realizam os alongamentos.
“Se eles não quiserem se envolver ou se não quiserem continuar trabalhando com isso, eles podem simplesmente ir embora”, acrescentou.