FOTOS: Divulgação/Secretaria de Cultura e Economia Criativa

A ação da Busca Ativa segue roteiro pelos municípios e comunidades mesmo após o término

do prazo de inscrições dos editais

Para estreitar o contato entre os profissionais da cadeia produtiva da cultura e os editais da Lei Paulo Gustavo, a Busca Ativa é mais uma ação efetiva promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Nesta terça-feira (17/10), a ação chegou ao município de Tefé (distante 523 quilômetros de Manaus) e já alcançou Parintins, Manacapuru e Barreirinha. 

Os encontros presenciais, propostos pela Busca Ativa, possibilitam a oportunidade aos trabalhadores da cultura e da economia criativa, que não têm acesso aos meios digitais, a participar dos editais da lei federal lançados pelo estado. 

Segundo o mediador dos encontros, Ewerton Almeida, mesmo com o encerramento das inscrições dos projetos no dia 20 de outubro, a ação seguirá roteiro pelos municípios do estado e da região metropolitana, no sentido de divulgar a importância do Cadastro Estadual de Cultura e no apoio à elaboração de demais projetos culturais.

“Além do cadastro [Cadastro Estadual da Cultura], que é algo muito importante saber quantos nós somos, onde estamos e quais são as nossas atividades, é fundamental para direcionar as ações e as políticas públicas do Governo do Amazonas. A Busca Ativa é fundamental, é algo novo, nunca visto antes no âmbito das políticas públicas de cultura do Amazonas”, destaca Ewerton, acrescentando que a próxima localidade contemplada será definida e divulgada nas redes sociais da @culturadoam. 

“As pessoas ficam muito felizes por encontrar um representante da secretaria de Cultura, encontrar uma pessoa para encaminhar as demandas. Essa é a proposta do secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo”, finaliza o mediador. 

Acesso facilitado aos editais 

Na capital, o atendimento presencial diário está disponível na Sala Paulo Gustavo, onde os interessados podem tirar dúvidas e esclarecer pontos dos editais. A sala está localizada na Vila Ninita, prédio anexo ao Centro Cultural Palácio Rio Negro, avenida Sete de Setembro, Centro. Nesta semana, o local irá funcionar até o prazo final das inscrições (20/10), das 9h às 14h.  

Também estão disponíveis as oficinas de elaboração de projetos, no canal do YouTube da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (culturadoam), além do canal Tira-dúvidas Editais LPG, que podem ser acessados via e-mail [email protected] ou WhatsApp (92) 99222-5377.

A TV Encontro das Águas se une às ações de acesso facilitado aos editais com transmissão de oficinas de elaboração de projetos culturais, às segundas-feiras, às 21h40, e às quintas-feiras, 20h. A emissora alcança mais de 40 municípios do estado, ampliando as possibilidades de utilização dos recursos federais e fomento da cultura no Amazonas. 

Contatos para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa