Foto: reprodução

Douglas Gustavos Guimarães Campos, de 22 anos, e Paulo Victor de Oliveira Repolho, de 24, foram presos em flagrante pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Cibernéticos (Dercc), nesta segunda-feira (15) pelos crimes de extorsão e invasão de dispositivo informático de uso individual.

A dupla extorquia as vítimas e ameaçava divulgar fotos íntimas em um grupo de aplicativo de mensagens com mais de 200 mil membros. Douglas é o administrador de dois perfis em uma rede social, que juntos somam mais de 600 mil seguidores, e Paulo Victor era o dono da conta bancária em que as quantias recebidas eram depositadas.

As investigações da Dercc iniciaram após uma vítima de 22 anos registrar um Boletim de Ocorrência (BO) na sede da Delegacia alegando, inicialmente, que um perfil fake havia entrado em contato com ela por meio de uma rede social dizendo que iria publicar as suas fotos íntimas. No momento, a jovem acreditou que seria mentira e bloqueou o perfil. Alguns dias depois, foi informada de que fotos dela estavam circulando em um grupo de aplicativo voltada para a venda de conteúdo pornográfico.

No grupo, a dupla declarava que enviaria as fotos sem tarja ou emoji para quem transferisse os valores para uma chave pix cadastrada no nome de Paulo Victor. As diligências terão continuidade para localizar outras vítimas e também a possibilidade de participação de outros indivíduos.

Douglas foi preso no conjunto Tiradentes, bairro Aleixo, na Zona Centro-Sul de Manaus e Paulo Victor foi detido nas proximidades da Dercc. Ambos foram autuados por extorsão, invasão de dispositivo informático de uso alheio e falsa identidade. Eles serão encaminhados à audiência de custódia e ficarão à disposição da Justiça.

Veja vídeos: