Dom Mário Clemente Neto, bispo emérito de Tefé, no interior do Amazonas, morreu nesta quinta-feira (8), aos 84 anos. Dom Mário estava numa casa de repouso, em Lagoa Santa, Minas Gerais, sendo acompanhado pela família e a Congregação do Espírito Santo, da qual era membro.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lamentou a perda e destacou a importância do trabalho de Dom Mário para a Igreja Católica.
“A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifesta pesar pelo falecimento de Dom Mário Clemente Neto, CSSp, Bispo Prelado Emérito de Tefé (AM), aos 84 anos. Na confiança e esperança que vêm do Ressuscitado, rogamos que o Senhor dê a este irmão o descanso eterno. Solidarizamo-nos com os amigos e familiares de dom Mário, o povo de Deus da Prelazia de Tefé e da Diocese de Divinópolis – que o recebeu de volta após sua missão na Amazônia – e com os missionários da Congregação do Espírito Santo que puderam contar com o ardor missionário de dom Mário, inspirado em seus fundadores e infundido pelo Paráclito”, diz a nota.
O sepultamento será realizado hoje em sua cidade natal.
Nascido em Itaúna, Minas Gerais, o religioso dedicou grande parte de sua vida ao serviço da igreja, especialmente na região amazônica. Ordenado presbítero em 1966, Dom Mário foi nomeado bispo de Tefé em 1980, onde permaneceu até 2000. Seu lema episcopal, “Vim para servir”, resume a essência de sua trajetória marcada pela fé, pela humildade e pelo compromisso com as comunidades mais carentes.
AMPOST