Dois homens foram presos nesta quarta-feira (11) pela Polícia Federal (PF) por envolvimento em queimadas ilegais no município de Iranduba, Região Metropolitana de Manaus.
Segundo a PF, os presos assumiram a autoria do crime ambiental e revelaram que já praticaram o mesmo anteriormente. Eles foram capturados munidos de motosserra, galões de gasolina e fósforos.
Após a prisão, os homens foram encaminhados para audiência de custódia, onde permanecerão à disposição da Justiça.
A Polícia Federal iniciou investigação para apurar as causas das constantes queimadas na Região Metropolitana de Manaus, que resultou na prisão dos homens, mas ainda estão sendo realizados monitoramentos na localidade por meio de sistema de geoprocessamento, com o objetivo de averiguar a prática de ilícitos ambientais.
Queimadas ilegais costumam aumentar nessa época do ano devido à estação seca na região Norte, onde os pequenos produtores e pecuaristas aproveitam para preparar o solo para o plantio e para fazer o pasto para os bovinos. Mas a prática é considerada crime ambiental, uma vez que, aumenta o desmatamento das florestas e a fumaça prejudica a população de várias formas, como o aumento de doenças respiratórias.