Documentário valoriza cultura regional e resgata essência do movimento beiradão

Foto: divulgação

A edição do ‘Tacacá na Bossa desta quarta-feira (06), contará com a estréia de uma banda exclusivamente criada para o lançamento do documentário ‘A Poética dos Beiradões‘. O show recebe a qualidade musical de Alaídenegão, e nomes representativos do Movimento Beiradão que dominou as festas amazonenses nos anos 80, como Chico Caju, Eliberto Barroncas, Betinho da Guitarra e Lico Magalhães.

Musicalidade

O saxofonista Chico Caju, apresentará clássicos como ‘Saudade do Meu Interior’, ‘Pare um Pouco Aí’ e ‘Pegando Fogo’. Comentando sobre as expetativas do evento, enfatizou: “O repertório está muito bom e faz um resgate do beiradão, que estava esquecido”.

Por sua vez, o músico Eliberto Barroncas, que também é um dos personagens do documentário, explicou que o contato com a música do interior, é de alta qualidade, e se torna uma oportunidade única para músicos que ainda estão começando. “Participar deste projeto representa uma volta ao passado, meu pai tocava banjo, meu tio tocava saxofone e eu cresci vendo esses músicos nas festas, isso motivou meu sonho. Me tornei um músico profissional e agradeço muito esses momentos de apreciação musical na beira do Paraná do Autaz Mirim”, destacou Barroncas.

O documentário

‘A poética dos Beiradões’, trabalha troca de saberes culturais e a valorização da produção fonográfica de compositores amazonenses como Teixeira de Manaus, Magalhães da Guitarra, André Amazonas, Oseas da Guitarra e Chico Caju que, na década de 80, ambientados ao longo das beiradas dos rios amazônicos.

O produto tem pouco mais de uma hora de duração, integrando entrevistas e relatos dos músicos que protagonizaram o movimento musical; depoimentos dos pesquisadores Rafael Branquinho, sobre a etnografia do beiradão; e Odenei Ribeiro, sobre as questões sociais que envolvem o lazer da música do beiradão; e do o músico Eliberto Barroncas, que conta suas experiências, percepções e ideias sobre música de beiradão.

Após a exibição pública, o documentário estará disponível no canal da Cauxi Produções no YouTube, e em outras plataformas gratuitas.

O ‘Tacacá na Bossa’, é um evento gratuito e começa as 19h, no Largo de São Sebastião (Centro de Manaus).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here