O Documentário ‘Sete Notas’, do produtor cultural, fotojornalista e artista visual Tácio Melo, narra a história da ‘Família Ramos’ e a sua forte ligação com a música, história e desenvolvimento cultural e artístico da cidade de Manaus, no período áureo da borracha, entre os anos de 1877 e 1940. Estreia no próximo dia 27 de fevereiro, às 18h00, com acesso gratuito e transmissão online pelo site ‘Culturas Conectadas’.
Assista agora ao Trailer: http://bit.ly/TrailerSeteNotas
Faça aqui a sua Inscrição: http://bit.ly/whatsappsetenotas
Por dentro da História
Foto: Divulgação.
Há 106 anos, no dia 17 de fevereiro de 1915, em um baile de carnaval, no salão de festas do prédio Ideal Clube, localizado na Avenida Eduardo Ribeiro, em Manaus, morria a violinista prodígio, Ária Paraense Ramos.
Por ter marcado época e muitos mistérios estarem associados à história da morte de Ária Ramos (como por exemplo, a causa, que até hoje não foi comprovada, e ainda especulações sobre um possível assassino, que talvez tivesse algum tipo de relacionamento com a vítima etc) – que morreu tragicamente aos 18 anos de idade, até hoje, a história da artista é lembrada nos jornais de Manaus, no mês de fevereiro, e a cada década, algum tipo de homenagem é prestada à artista, a primeira delas, talvez, trata-se da lápide esculpida em mármore que existe até hoje no Cemitério São João Batista, e a última delas, até então, a exposição fotográfica ‘A Última Canção’, que foi produzida em 2016, pelo fotógrafo, Tácio Melo, que agora traz à tona, uma produção audiovisual que reúne depoimentos dos membros importantes da Família Ramos com assuntos inéditos que até os dias atuais eram desconhecidos pela Sociedade Amazonense.
Resgate Histórico e Cultural
“Trabalhar um documentário como o Sete Notas é como colocar no lugar, um tópico de um capítulo muito importante da cultura no Amazonas, pois trata-se da história de uma família que potencializou o conhecimento, a criatividade, a arte e a cultura do Amazonas, há mais de 120 anos. E isso é o que mais me atrai na produção dessa obra-histórias ricas e desconhecidas que merecem ser contadas, apreciadas e reconhecidas pelo público local.”, afirma Tácio Melo, que continua:
“‘O Sete Notas” é um documentário que narra a história da família Ramos, em um capítulo desconhecido na Sociedade Amazonense. Eram 7 pessoas na família. Algumas delas, independente se em Manaus, Lisboa ou navegando em alto mar, arrancavam aplausos e sorrisos, levando a magia da arte e da música por onde passavam. É o caso, por exemplo, das exímias musicistas e irmãs, Pátria, Celeste e Ária Ramos.” destaca, Tácio Melo.
Depoimentos
O documentário “Sete Notas” conta com os depoimentos de Fernando Ramos (Neto do português Lourenço Ramos) que decidiu viver em Manaus ao lado de sua mulher e filhos (parte dessa história também será narrada também pelo Sr. Pedro Ramos) que é natural de Lisboa e bisneto de Lourenço Ramos.
O documentário conta ainda com a participação do pesquisador amazonense, Antônio Loureiro que traça uma linha histórica da vinda dos portugueses para o norte do Brasil e para fechar, e dos também pesquisadores, José Augusto Cardoso, Roger e Ronald Peres, que comentam sobre os principais aspectos culturais da Manaus da “Belle Époque”.
Roteiro
A proposta narrativa está estruturada da seguinte forma:
- A chegada dos Portugueses no Amazonas e seus aspectos culturais;
- A vinda da família Ramos à Manaus (1877-1885);
- Relatos sobre como era a vida da família em Manaus e as relações diretas com Portugal, incluindo viagens e outras aventuras;
- O auge da vida financeira da família na cidade e a atividade artística intensa dos filhos e ainda, relatos sobre a morte de duas pessoas importantes para a história da família;
- O fim da passagem da Família Ramos na cidade de Manaus e o que motivou a sua partida, e por fim, o retorno à Portugal para uma nova vida.
Sinopse
Em 1877, dois jovens portugueses se aventuraram no norte do Brasil para garantirem seus futuros. Um deles, aposta na música para garantir a vida de seus filhos. Com a crise econômica da borracha e por alguns acontecimentos, outros rumos foram tomados. Mas a música, junto de suas histórias, nunca parou de tocar.
O fato que desperta curiosidade sobre os Ramos, está vinculado à morte da violinista Ária Ramos, filha do português Lourenço Ramos, que na sua juventude escolheu a cidade para morar, mas a verdade é que para além disso, pouco se sabe sobre Ária e a história da família, de modo geral. E é exatamente, inspirado por este ímpeto investigativo que Tácio Melo decidiu mergulhar ainda mais na história e se dedicar por inteiro para a produção do documentário Sete Notas como forma de homenagear a família por sua relevância cultural para a cidade de Manaus e também compartilhar com o público, que aguarda ansioso a história da Família Ramos, que viveu na capital Amazonense há mais de 100 anos atrás.
Ficha Técnica
Foto: Divulgação.
Tácio Melo (Direção Geral); Tácio Melo e Tiago Figueiredo (Direção de Fotografia); Izabela Costa (Assistência de Produção:); Tácio Melo e Tiago Figueiredo (Captação de Imagens); Jean Saraiva (Design) e Tácio Melo (Edição e Colorização); Everson Costa–Piano. Felipe Silva – Violino e Thiago Barbosa–Criação e composição e Cello (Música/trilha sonora); Wanessa Leal (Assessoria de Imprensa).
Lei Aldir Blanc
O Documentário “Sete Notas” é um projeto contemplado no edital ‘Conexões Culturais’ da prefeitura de Manaus em parceria com a Fundação de Cultura, Turismo e Eventos-MANAUSCULT, via Lei Aldir Blanc e Ministério do Turismo, e conta com o apoio Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas (SEC/AM).
SERVIÇO
O Quê? Estreia do Documentário “Sete Notas”
QUANDO? 27 de Fevereiro
ONDE? culturasconectadas.com
QUAL HORÁRIO? 18h00 (Horário de Manaus- Amazonas)
ACESSO: Gratuito
INSCRIÇÃO: http://bit.ly/whatsappsetenotas
INFORMAÇÕES: (92) 99386-8754
REDE SOCIAL: www.instagram.com/fototacio
ASS. IMPRENSA: (92) 98258-9133- Wanessa Leal
Fonte: Assessoria.