Fotos - Divulgação / Semsa

Vinte e cinco usuários da zona Norte, entre hipertensos e diabéticos, e cuidadores de pessoas com essas condições crônicas, participam do curso informal de autocuidado promovido pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). A atividade ocorre em dois dias, 17 e 18/4, na Unidade de Saúde da Família (USF) Amazonino Mendes, no bairro Lago Azul, com a proposta de qualificar os participantes para o controle da hipertensão arterial e do diabetes, e a prevenção de agravos associados.

No curso, os usuários recebem orientações sobre o autocuidado, com enfoque no controle da hipertensão arterial e do diabetes, ao lado de noções básicas de saúde, das áreas de enfermagem, educação física, saúde bucal, nutrição e farmácia, com ênfase nas condições crônicas. A atividade, coordenada pelo Núcleo de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Circulatórias e Diabetes da Semsa, é conduzida pelas enfermeiras da área técnica correspondente no Distrito de Saúde (Disa) Norte, Margarida Solis e Agadielen Souza.

Uma das facilitadoras no primeiro dia do curso, Agadielen salienta que a atividade contribui para que hipertensos e diabéticos assumam uma atitude mais proativa no manejo das condições crônicas e na busca por maior qualidade de vida e bem-estar.

“Os participantes começam a observar que o tratamento de saúde não é apenas medicação, mas que eles também são responsáveis e fazem parte desse processo. O curso capacita essas pessoas para cuidados que elas podem realizar por si mesmas, na própria casa”, avalia.

Além do protagonismo no cuidado com a saúde, acrescenta Agadielen, os usuários que participam da formação passam a ser multiplicadores dos conhecimentos adquiridos. “Eles gostam das informações dadas no curso e comentam que vão repassar para parentes e amigos. Um deles ficou admirado em saber que é preciso esvaziar a bexiga antes de aferir a pressão arterial, e logo disse que ia compartilhar com a mãe”.

Entre outros temas, o curso enfoca cuidados na aferição da pressão arterial; manejo de insulinas e outras medicações; cuidados com os pés; higiene bucal; alimentação saudável, com foco em plantas, frutas e verduras regionais; e benefícios das atividades físicas e das Práticas Integrativas Complementares de Saúde (Pics).

Também na formação, os usuários conhecem serviços e procedimentos ofertados na rede básica para a promoção da saúde e a prevenção de agravos de hipertensos e diabéticos, por meio do programa Hiperdia, voltado ao cadastro e acompanhamento desses usuários. Aí se incluem consultas com equipes multidisciplinares de saúde, além de exames diversos, insumos para controle de glicemia, entre outros serviços.

“Para nós, profissionais da atenção básica, são informações comuns, mas para a maioria dos usuários é uma novidade, e um conhecimento importante a mais para eles”, comenta Agadielen.

Atualmente, o número de usuários hipertensos atendidos nas unidades do Distrito de Saúde Norte da Semsa é de aproximadamente 65.867, de acordo com dados do Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (Sisab). O total estimado de diabéticos vinculados aos estabelecimentos de saúde daquela zona distrital é de 32.555. Um mesmo usuário pode fazer parte dos dois grupos.

Condições crônicas

Também conhecida como pressão alta, a hipertensão arterial é uma doença crônica caracterizada por níveis elevados de pressão sanguínea nas artérias, iguais ou superiores a 140/90 mmHg, ou 14 por 9. É fator de risco para a ocorrência de acidente vascular cerebral, insuficiência renal e cardíaca, infarto, entre outras complicações.

O Diabetes Mellitus (DM), por sua vez, é uma síndrome metabólica que decorre da produção insuficiente ou má absorção da insulina, hormônio que regula os níveis de glicose no sangue e garante energia para o organismo. Sem tratamento adequado, pode ocasionar hiperglicemia, capaz de levar a danos sérios à saúde.

Nova turma

O Curso Informal sobre Autocuidado para Hipertensos e Diabéticos da Semsa terá uma nova turma nos dias 24 e 25 deste mês, também no horário matutino, para usuários da área do Distrito de Saúde Oeste. A atividade será no Centro de Atenção Integral à Melhor Idade (Caimi) Ada Viana, na avenida Brasil, bairro Compensa.

As inscrições para a formação são gratuitas e podem ser efetuadas por meio do link https://forms.gle/PLWyAVCWGBeTMxVG9.

— — —

Texto – Jony Clay Borges / Semsa