Foto: Rhyvia Araújo/Estagiária FCecon

Em alusão ao Dia Nacional da Mamografia (05 de fevereiro), a Prefeitura de Manaus usou as redes sociais para reforçar a importância do exame com o objetivo de conscientizar a população sobre a necessidade da mamografia para detectar alterações na mama de forma precoce.

A data, instituída pela Lei nº 11.695/2008, reforça a mamografia, como forma de rastreamento do câncer, é indicada para mulheres acima dos 40 anos, anualmente, como recomendação da nossa instituição e da Sociedade Brasileira de Mastologia.

O Ministério da Saúde recomenda a cada dois anos entre os 50 e 69 anos. Abaixo dos 40 anos, a mamografia pode ser indicada para mulheres com suspeita de síndromes hereditárias ou para complementar o diagnóstico, em caso de nódulos palpáveis e se o médico determinar esta necessidade.

Por meio das redes, a Prefeitura de Manaus ressaltou que “quando o assunto é câncer, a atenção tem que ser maior que o medo. O câncer de mama pode ser evitado com a adoção de hábitos saudáveis, além de amamentar e evitar uso de hormônios sintéticos, como anticoncepcionais e terapias de reposição hormonal. Na presença de nódulos nas mamas, exames de imagem podem ser recomendados, como a mamografia, ultrassonografia ou ressonância magnética.”

Por fim, a Prefeitura indicou ainda que a população “mantenha hábitos saudáveis, faça o autoexame e consulte um médico regularmente”.

Com informações do Ministério da Saúde*