Dos mais tímidos aos mais fáceis, o ato de sorrir é benéfico para a saúde. O Dia Internacional do Riso, celebrado nesta quarta-feira, (18), teve origem na Índia em 1998, quando grupos de várias partes do mundo se reuniram para realizar uma mega sessão de riso. A data representa a construção de uma consciência de paz mundial, amizade e fraternidade, além de fazer bem para a autoestima.
O riso é a expressão física da alegria e da felicidade, ajudando inclusive no relacionamento entre as pessoas. A mudança no organismo ocasionada pelo riso tem efeito no alívio de dores e relaxamento. Estas sensações podem durar até 45 minutos contribuindo com o bem-estar e a saúde das pessoas.
Carol Costa Júnior, psicólogo do Grupo Hapvida NotreDame Intermédica, explica que somos seres emocionais e que todas as emoções são processadas por uma área específica do cérebro chamado sistema límbico, inclusive a sensação de prazer despertada com os risos.
“Rir está ligado às atividades prazerosas e a nossa tendência é buscar repetir tudo o que nos causa prazer. Para a saúde mental é importante que tenhamos momentos de bem-estar e relaxamento. Encontrar a satisfação nas coisas que estamos realizando é um fator primordial”, disse o psicólogo Carol.
Todos os lobos neurais fazem fronteira com essa área central responsável pelas emoções. O que vimos, ouvimos e sentimos, passam pelas emoções, estimulando a resposta física, por meio do riso.
Dar risadas contribui com a saúde aumentando as defesas orgânicas, melhora a circulação da pressão arterial, reduz os riscos de ataques cardíacos e combate o estresse, conhecido como mal do século. Além disso, ativa a liberação de neurotransmissores como a endorfina, serotonina, dopamina e oxitocina.
Com o simples movimento da boca no sentido de sorrir, mesmo sem vontade, é enviada uma mensagem de felicidade para o sistema nervoso, resultando na produção em massa dos neurotransmissores da felicidade. Uma risada leve envolve cerca de 12 músculos do rosto e uma gargalhada pode acionar aproximadamente 80 músculos caso o tórax, pernas e gargantas participem da ação.
Sobre o Grupo Hapvida NotreDame Intermédica
A fusão entre a Hapvida e a NotreDame Intermédica em fevereiro de 2022 levou a criação do maior grupo de saúde e odontologia do Brasil. A nova empresa, com mais de 65 mil colaboradores, atende cerca de 15,9 milhões de beneficiários de saúde e odontologia, que têm a sua disposição a maior rede própria de atendimento, presente nas cinco regiões do País. Nossa rede própria de atendimento foi construída a partir de uma visão abrangente e integrada, voltada ao cuidado da saúde através de mais de 7 mil leitos de atendimento hospitalar em 87 hospitais, 76 Prontos Atendimentos, 321 clínicas médicas e 261 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial, além de unidades especificamente voltadas ao cuidado preventivo e crônico. Desta combinação de negócios, apoiada em qualidade médica e inovação, resulta uma empresa com os melhores recursos humanos e tecnológicos para os seus clientes.
Informações à Imprensa
F5 Comunicação e Eventos Corporativos