Foto: Divulgação

A prática do sexo traz muitos benefícios para a saúde como alívio de dores, melhoria da qualidade do sono e a diminuição do nível de ansiedade, todavia se realizada de forma desprotegida pode ocasionar infecções sexualmente transmissíveis e sérios problemas para a saúde. O ‘Dezembro Vermelho’ marca a luta contra o vírus HIV, a Aids e outras IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis).

A campanha, que completou 31 anos no último dia 01 de dezembro, tem como objetivo conscientizar a população para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV, e para isso incentiva o uso do preservativo em todas as relações sexuais.

O infectologista Claudio Penido Campos Jr, do Hapvida NotreDame Intermédica afirma que a camisinha, masculina ou feminina, continua sendo a forma mais eficaz de se evitar infecções que podem ser transmitidas durante o ato sexual, como a sífilis, o HIV ou a Aids que ataca diretamente o sistema imunológico, além de evitar a gravidez indesejada.

“Muitas pessoas têm medo de fazer o exame que detecta essas infecções, mas é de extrema relevância que a doença seja descoberta logo no início e o tratamento iniciado. Vale lembrar que a medicação contra o HIV impede que a infecção se desenvolva em AIDS, que é o estágio mais avançado do vírus”, assegurou Claudio.

Tratamento
Os pacientes diagnosticados com HIV devem iniciar o tratamento com os medicamentos antirretrovirais, para defender o sistema imunológico. Os remédios (coquetel) combatem a multiplicação do vírus dentro das células T CD4 + e impedindo o surgimento da AIDS.

Prevenção
O uso do preservativo é o método mais eficaz para evitar a transmissão das ISTs, do HIV/Aids e das hepatites virais B e C. É distribuído gratuitamente nos postos de saúde da rede pública.

Sobre o Grupo Hapvida NotreDame Intermédica
Resultante da fusão entre Hapvida e a NotreDame Intermédica, em 2022, formou-se o maior grupo de saúde e odontologia do Brasil. Os números superlativos do Grupo Hapvida NDI mostram o sucesso da operação que reúne cerca de 15 milhões de clientes, mais de 65 mil colaboradores, 7 mil leitos de atendimento hospitalar e 18% de participação de mercado em planos de saúde. Presente nas cinco regiões do País, a rede própria de atendimento conta com 85 hospitais, 77 Prontos Atendimentos, 318 clínicas médicas e 269 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial. Dessa fusão, apoiada em inovação, resulta uma empresa com os melhores recursos humanos e tecnológicos para os seus clientes.

Informações à Imprensa
F5 Comunicação e Eventos Corporativos