Sala de aula pode ficar vazia caso professor tenha folga no dia do aniversário (Foto: Reprodução/Facebook

A Assembleia Legislativa do Amazonas apresentou nesta terça-feira (28), um projeto de lei que concede folga ao servidor público da Educação no dia do seu aniversário. De autoria do deputado Cabo Maciel (PL), a propositura passará por quatro comissões técnicas da Casa Legislativa.

O projeto autoriza o servidor de Educação a faltar ao trabalho no dia do seu aniversário, exceto quando cai em data no sábado, domingo, feriado e nas férias.

Se em alguma escola houver dois ou mais servidores que tenham direito à folga, “deverá haver escalonamento pelo responsável para o gozo do benefício, sem prejuízo do andamento do serviço público”, explica o Cabo Maciel. 

A propositura diz, que, para ter folga no dia do aniversário, o servidor da Educação deverá comunicar seu superior com 15 dias de antecedência.

Para ter o benefício, o funcionário público não pode ter advertência escrita nos últimos três anos, punição com suspensão nos últimos cinco anos, mais de três faltas sem justificativa no período de um ano, e entradas tardias e saídas antecipadas sem causa justificada, por sessenta dias no período de doze meses consecutivos.

Propositura semelhante para beneficiar todos os servidores estaduais foi apresentada em 2016 pelo deputado Wanderley Dallas. Durante a tramitação do projeto nas comissões técnicas, o parlamentar apresentou substitutivo (novo texto) que concedeu a folga somente aos servidores da Assembleia Legislativa do Amazonas. O deputado não justificou a mudança.

No dia 15 de fevereiro a Câmara Municipal de Manaus (CMM) também aprovou proposta para conceder folga aos servidores no dia do aniversário deles. A proposta foi apresentada em janeiro deste ano pela Mesa Diretora da CMM.